A Saga continua....3ª Parte do... Rescaldo Final de Época - 2º Ano de Sub 23


Boas meus amigos, de volta aos teclados para mais umas linhas da minha época. O tempo nem sempre permite escrever aquilo que revejo agora no final da época, os erros que cometi, as boas recordações com que fiquei, amigos que fiz etc... e sempre que posso vou adiantando, portanto sentem se e espero que gostem de ler mais uma parte da minha época! ;)

Após o regional de maratonas prova que me desgastou imenso, pois foi a minha maior distância percorrida em provas, o que originou uma Íngua na minha verilha, querendo mostrar que o meu organismo se estava a defender contra alguma infenção. Após consulta médica aconselhou me a não fazer qualquer tipo de esforços e tomar medicação para 1 semana e meia a 2 semanas, com o passar dos dias e as provas a passarem ao lado nem queria acreditar que estava a perder o meu bom momento de forma e a minha motivação foi toda por água abaixo... :(


Bem, as provas que tencionava participar já foram, não há voltar a dar, tenho pena mas olha as lesões nunca as podemos escolher nem quando vêem, é sempre chato parar, muito menos a meio de um bom momento de forma, mas olha resta nos ser pacientes e recuperar bem para voltar mos rapidamente e com mais garra!! E é assim mesmo que temos de ser!! :D
Após o tempo regulamentar comecei a pedalar devagar para ver como isto reagia. E nada melhor que um treino em rolo com este jersey :D

»»Next stage.. Troféu de Sintra XCO
Deu de inicio de 4 provas deste espetacular troféu de xco em Portela de Sintra uma zona bastante verde e bonita e execelente a nível geográfico para uma prova bem porreira. Eu apenas com 2 treinos após a lesão não deixei de acreditar no meu objéctivo deste troféu que seria o 2º lugar á geral e mantinha isso firme no meu pensamento. Num circuito pequeno, duro e dificil não consegui mais que 6 voltas (para as 7 de elites/sub23) a andar mais ou menos bem para segurar o 2º lugar no escalão. Felizmente consegui terminar na mesma posição, o ritmo de prova e a explusão andavam meio perdidos mas nunca desisti de luta.

Próxima paragem seria em Rio de Mouro para a 2ª prova, Mitico Circuito do Nacional de XCO que este ano seria também o palco das decisões das camisolas nacionais. Entrei para um novo trabalho e a carga horária só me deixava umas poucas horas ao final do dia, e mesmo com esforço lá fazia mais uns pequenos treinos para voltar á forma. Com podium ou não só queria tentar andar bem em toda a corrida pois o circuito estava mesmo ao meu gosto.
Mas a sorte não estava comigo naquele dia, um mau arranque, a corrente saíu dos pratos ainda na 1ª volta, a terminar a 2ª volta dei uma queda no drop perto da meta, enfim pequenas coisas que juntas e que em esforço não conseguimos deixar para trás e concentrarmo nos exclusivamente na prova. Mas quando tive hipotesses senti me sempre bem, e a meter andamento coisa que eu já não fazia a algum tempo. Ainda estive no 3º lugar mas depois dos azares não consegui mais que um 4º lugar.


Andar bem só não chega.. mas desistir é para meninos :)

Depois de 1 ano a fazer práticamente as distâncias maiores regressava assim ás meias-maratonas amadoras, BTT Foros de Vale de Figueira, sabe sempre bem andar de dentes serrados e a espumar se pela boca até chegar á meta! :D Os objectivos para este tipo de provas vou sempre com um espirito mais de lazer pois acima de tudo queria curtir novos trilhos, rever e conhecer Amigos, e Conviver porque o que nos Une nestas provas de lazer é sem dúvida o Convívio que é gerado pelos participantes, apoiantes e organizadores! ;)
Hora da partida e um arranque na frente, andei sempre bem fazendo a maior parte da despesa de um grupo de 5 atletas até que á 1h de prova quebrei um pouco o ritmo e desci umas 10 posições, hidratei me bem e recuperei bem até ao final terminando ao sprint para o 12º lugar com um grande amigo Telmo Gomes! ;)
Gostei da minha prestação apesar de estes percursos rolantes não serem a minha praia, mas o mais importante é que estava a voltar á forma. =)


Bons treinos semanais e siga até á Agualva para a 3ª Prova do Troféu de Sintra, agora sim nas pistas de cross e um circuito que até me diz muito pela minha estreia nos sub23 federados tinha levado 2 voltas de avanço pois tinha pouco treino e o piso pesado derivado ao mau tempo, este ano apresentava me em melhores condições, o circuito estava mais brutal ainda, só faltava ver tudo isto em acção... ;)


Uma fraca partida em que fiquei retido atrás, mas com tempo e numa subida mais oportuna a passagem ataquei para chegar 1º a um single e fiquei na 3ª posição.
Como estava bem preparado consegui impor um ritmo rápido e constante ao longo das 6 voltas o que me permitiu pela 1ª chegar na volta do vencedor e ainda dobrar os adversários mais directos de sub23.
Foi uma prova bastante boa pois ainda tive alguns azares mecanicos e parti o selim, se não tivesse bem preparado não conseguia chegar na volta do vencedor. Motivação Extra!!!!!!! :D
3º Lugar Sub 23
Junho.....
E como os melhores treinos são as provas então mais um mês cheio delas! ;) Durante a semana nem lhe toquei por estar na oficina e ter mais trabalho ainda, só nas vesperas é que confirmei a minha ida a 4ª Maratona Cidade de Montemor-o-Novo. Quando chego ao local da prova reparei que tinha deixado isotónicos, gels e barras tudo em casa, tive de fazer a prova a pão e água como antigamente! Sem stress até porque estava perto de casa mas não conhecia estes trilhos e siga curtir!!! ;)
Partida cá de trás na brincadeira com os amigos e na 1ª subida já tinha passado 250 participantes!!!!! Segui mais 2 companheiros para a seguinte descida e perguntei admirado se não vinha mais ninguém ?!?! Que azar, o meu selim novo acabava de se desapertar.. e quando numa subida passei todos os participantes noutra descida todos passavam por mim... até o carro vassoura!! Sem palavras! Fogo, por momentos pensei de já não fazerem conta comigo para a prova, ainda pensei em voltar para trás mas ía arrepender me certamente, pois estava ali para me divertir e não aburrecer me. Logo por azar as minhas chaves não davam aperto suficiente e o ultimo concorrente é que me imprestou as chaves dele muito agradecido e Back do Race!! ;)

Simbora a todo o gás para ainda com sorte recuperar a frente da prova, sempre a passar malta e no final de algumas subidas sentia mesmo a necessidade de um açucar'sito na boca para dar mais um bocado de força, mas esta sensação fazia me recordar 2008 e 2009 em que fazia maratonas de 70 e 80 kms apenas com um bidon de água!! Por isso voltei a subir o andamento!!
Nos abastecimentos diziam que já tinha passado mais de 100 atletas.. e a faltar pouco para a subida do castelo pensava muito seriamente que ia chegar lá e levar com o homem da marreta pois vim sempre á morte. Entrei para a subida e estava com um bom pulso passei ainda mais uns 20 atletas!! Loucura e ainda viessem mais uns metros sempre assim !! :D

"Chora nos Treinos para te rires nas Subidas! =D"
Chegava assim em 27º Lugar a 15m do 1º fazendo assim uma recuperação de 170 atletas! No final e depois de saber os tempos de prova, fiquei com a sensação que podia ter sido muito melhor se não tivesse o azar, mas não me arrependo de nada! Interessa foi curtir e conviver com o pessoal!! :)

No Fim-de-semana seguinte apresentava em Ferreira do Alentejo para mais uma meia maratona, e nem sabia onde me estava a meter, percurso rolantíssimo para não dizer AE =) nada a ver com as minhas caracteristicas, mas mesmo assim ía tentar fazer uma prova de trás para a frente. No dia antes tinha feito 3h de estrada para me preparar para bem para os próximos objéctivos e descansei umas 4h para no domingo para estar em Ferreira a horas da partida. Na frente da corrida com grande concorrência vários ataques dos lados e aguentava me na roda já no red-line!!!
Sentia sérias dificuldades para aguentar o ritmo elevado naqueles terrenos gradados e no meio de 20 bikes só o meu desviador é que ficou com paus!! Tive de parar e perder o grupo pois não queria partir o desviador e desistir. De seguida e para meter o pulso mais a 200 vinha uma zona de areial, uii até me benzia quando olhava para o pulso e nem a 15 á hora ía... tão frustante que assim que apanhei um estradão melhor meti na casa dos 30kmhora para chegar mais á frente possivel, mas depois de muitos falso-plano e sempre a rolar... apenhei uma subida de nome das unicas decertesa e bumm... arrumei com as Pernas KO!!!


Quando ainda faltava cerca de 20 km's foi o sofrimento total, Estradões e Estradões sem fim com vento de frente era de morrer mesmo, passei mal durante um bocado pois nem a roda da malta conseguia manter, já perto do final é que consegui recuperar com um gelsito e trazia um reboque de malta na roda, e consegui descarregar todos até final e ganhar ao sprint por o 12º lugar com um dos melhores sprinters da Volta a Portugal Manuel Liberato nos tempos dele hehe :P Felizmente não tive azares mecanicos! :)


Siga para a ultima prova da Taça de Portugal de XCO que para mim era a unica neste ano, mas como só tinha esta oportunidade e mesmo sem saber como estava em relação aos outros, um teste pode se fazer sempre em qualquer altura, e a ambição era essa.
Partinda do fim com 60 atletas e 6 voltas, quando entro para estas corridas sem dar conta a motivação por lugares mais cimeiros é institiva porquê, porque é lá que gostava de andar, e atleta a atleta ía passado alguns, mas não conseguia recuperar o folgo para imprimir mais ritmo, fiz 1 e 2 voltas e á 3ª já estava a andar melhor mas a meio da volta fui dobrado pelo 1º classificado e ditava assim o final da minha primeira e ultima participação na Taça de Portugal, a partir daí foi curtir o resto do circuito e chegar ao fim com um sorriso tal como comecei! :)


Das 6 voltas consegui fazer 3, que para a minha primeira prova como sub23 foi o possível, não havia milagres, um mínimo reconhecimento do percurso e partir no fim, num circuito pequeno e rápido não consegui fazer melhor que um 44º lugar á Geral.
Foi um teste inteiramente positivo pois desde que passei para os Sub23 ainda não tinha tido a oportunidade de correr na Taça de Portugal assim mais ao sério, o que para mim é sempre um dos Objectivos Principais, mesmo que sendo pelo acumular de Experiência e de Aprendizagem! Talvez no próximo ano as coisas já sejam diferentes. :) Meu Agradecimento Especial e a quem dedico esta prova ao meu Amigo Paulo Roseta pois sem ele não teria conseguido participar! Grande Abraço Mano! ;)


E cada semana que passava mais próximo estava o Nacional, e mais uma prova desta vez foi a 3ª Maratona de Alcáçovas que contava para a Taça Regional de Maratonas de Setúbal mas como não fazia parte dos meus objectivos nem tinha treinos para tal optei por lutar pelos lugares cimeiros da meia maratona. A ambição estava a top e o percurso top também pois é ao jeito do cross com sobe e desce constante, tentando fazer uma corrida de trás para a frente o melhor resultado possível.
Calor a potes!! e aos 6 km's quando estava no 1º grupo dei com o desviador e drop-out partidos!! Nem queria acreditar em mais um azar!!!! Por fim um colega arranjou me aquilo para Single-Speed e terminei o resto da maratona bem sofrida pois ainda tinha mais 40 kms com 700D+ pela frente e só com 1 mudança foi DURO!!! Foi um treino muito bom! Mas o amargo por saber que tenho hipotesses de lutar por um lugar nos 10 primeiros e mais um azar a mandar me fora outra vez! Começa a ser frustrante e desmotivador tanto azar seguido numa época..


Treinar ?? Para que ?? Para ir ás provas ter azares e vir de lá com o coiro todo lixado e no dia asseguir ter de ir trabalhar, a cabeça começa a andar á roda. O psicológico sem querer começa a perder se e por vezes pensamos estas coisas mas o que de facto é verdade mas só de ir competir e fazer o que mais se gosta na esperança de curtir mais um treino ou prova e que tudo corra bem, ficar parado não vai adiantar de nada!

A mentalidade á medida que vamos crescendo vai mudando e quando se começa a pensar que no dia a seguir vinha todo roto e as provas a correrem sempre mal era muito frustrante e desmotivador. =/ Foi então que decidi encostar a bike e descansar um bocado a cabeça de tanta pressão. Apesar de ser numa altura em que não se pedia nada uma paragem pois estava a dias de grandes (finais) 1ª prova do Regional de Setúbal que acabou por ser cancelada, a Final do Troféu de Sintra e o Campeonato Nacional, teve que ser!!!
Já em 4#Colares para a ultima prova do Troféu de Sintra, para um circuito durissímo em que tinha uma única subida de 3,5km e uma descida técnica e rápida.
Concentrado nos Objectivos para esta prova era dar tudo pelo podium. Arranquei moderado para a subida a fazer um ritmo constante e consegui fazer 3º lugar nos Sub23 que consolidei o meu 2º Lugar á Geral deste Troféu em 2012.


Foi um objectivo a que me propus logo desde inicio da época e que para o qual eu trabalhei para o conseguir! =) Tenho que admitir que para esta prova não vinha com ambições para conseguir este podium, mas foi graças á minha Família, Treinador e Amigos do Peito que me fizeram voltar a acreditar que isto podia ser possível quando já tinha baixado os braços! Muito tenho de vos Agradecer por estarem comigo!! ;)
Agradecer também á minha Equipa que tem sido espetacular nos Abastecimentos e ao meu mecânico por ter sempre a bike top! ;)

VICE-CAMPEÃO do Troféu XCO de Sintra!! =D


Campeonato Nacional de XCO - Rio de Mouro

O Grande Dia em Rio de Mouro na mítica localidade para a prática da modalidade..!!
Sem lamurias aqui era dar tudo por tudo e com ou sem muitos treinos ou os suficientes.. eram os possíveis e não havia perdão! Tinha como objectivos entrar no TOP 30 e quem sabe terminar na volta do vencedor. Tenho na perfeita noção que não conseguia estar a lutar pela volta do vencedor, e por isso vou dar o meu melhor em pista e assim acumular mais experiência nestas lides! ;)

Sobre o Percurso ?? Altamente Técnico e Duro!!! podem ver mais AQUI
Boa partida, rápida e num percurso ultra técnico e praticamente em single track uma boa posição podia significar muitoo!! Tive como experiência o meu 1º Nacional em Seia 2010 e optei por fazer uma prova mais regular. E na segunda volta 2 quedas mas voltei á race rapidamente, só com muita concentração se conseguia ultrapassar todos os obstáculos para ir sempre a andar e não perder muito tempo, continuei forte pois já estava a chegar á meta.
3ª volta e para mim metade já estava feito, e eu também já estava feito num 8, grande empeno!! Não sabia em que lugar ia, e agora era tudo até ao fim. Só sendo passado a meio do percurso pelo Ricardo Marinheiro.
Chegada muito sofrida já quase sem forças!! mas era esse o objectivo, dar tudo em pista!! =D

 
Vitória Pessoal, 22º Lugar em Sub 23
Resultado que é muito bom e com boas indicações para o futuro, quando houver mais tempo para treinar "á séria" ;) Não fiquei desanimado muito antes pelo contrário, sei que não estava a altura que queria, mas isso não me impediu de dar tudo em pista e poder retirar os melhores aspectos e corrigir os menos bons para melhor no próximo ano!! ;)


Em primeiro lugar quero Agradecer á minha Família (Pai, Mãe e Irmão) por me terem dado todo o vosso apoio como sempre me dão!! Inesquecivel mesmo!!
Equipa Grupo Desportivo Volta da Pedra por ser mais uma Família a acolher me bem!!
Treinador por sempre me acompanhar mesmo quando os objectivos sejam baixos mas que acabamos sempre por cumpri los! ;)
Ao resto da Família que não deixa de me acompanhar e dar apoio, voçes são importantes também!
Amigos muito obrigado também por continuarem comigo! São sempre watt's bem entregues!!! ;)

Obrigado por tornarem isto ser possível!! ;)

Parabéns a Todos os Atletas e Campeões!!
Não percam a 4ª e Ultima parte deste Rescaldo porque eu também não!! :P

Cumprimentos.

Ricardo "RaCCeR" André

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faz aqui o teu coment! ;)