É com muito gosto que vos estou a escrever o meu rescaldo do Ano de Provas de 2013.
Foi sem duvida o regresso aquilo que mais gosto de fazer, estar ao lado dos melhores nas Taças de Portugal de XCO, Campeonatos Nacionais e muito mais ainda com presenças de Atletas Internacionais, por pouco que seja evidentemente, mas já foi o suficiente para satisfazer os meus objetivos para este regresso e acreditar sempre em melhores resultados! :)
As minhas metas em 2013 foram...
... estar presente no maior número de provas da Taças de Portugal e Campeonato Nacional de XCO com vista a ganhar mais experiência.
Pelo 3º ano consecutivo que o meu "Abre Pulmões" da época é no Duatlo do Jamor. Onde após 2 meses e pouco de pré-época testo a minha condição física tanto no sector de corrida como no de bike, e houve notórias melhorias evidentemente.
Sem perder muito tempo as primeiras provas de XCO são na Taça de Coruche onde podemos encontrar excelentes percursos quer técnicos e físicos para que possamos treinar e evoluir para estar ao lados dos melhores também.
A minha prestação foi muito boa nas 2 provas, tendo vencido em Erra e ter ficado em 2º lugar á geral da corrida.
Já no final de Fevereiro vinha o primeiro teste em Maratonas sempre com o intuito de ganhar mais horas encima da bike. Rota do Casqueiro - Serra de Grândola, terra onde fui muito feliz no ano de 2012 em que me sangrei Campeão Regional XCM Sub23, tinha um sabor especial esta prova, mas os meus treinos este ano não estavam destinados para as maratonas pelo que decidi não entrar em loucuras e fazer um treino certo nesta serra espetacular.
No meu mês de aniversário decidi guardar as atenções para 1 só prova, Cabo Espichel sitio espetacular e com muitos trilhos ao meu gosto, esperava fazer uma boa prestação.
Para tal, decidi fazer um Mini-Estágio Primaveril no CampiMeco para concentrar mais a atenções só aqui, mas foi tudo por água a baixo visto que o percurso estava todo mal organizado e houve muita gente perdida, valeu o treino da técnica apenas isso.
Abril, 1º teste ás 29er com a Scott Scale 930 by BikeZone Setúbal na Maratona de Vendas Novas, e fiquei surpreendido com as vantagens que se pode tirar com estas máquinas maiores.
Mas a prova principal era mesmo o regresso ás Taça de Portugal de XCO que por sua vez em Rio de Mouro de Categoria 1, a mais alta a Nível Mundial em que contaria com um vasto leque de estrangeiros para os ditos pontos UCI.
"Back on Stage Racing" agora é dar tudo por tudo para obter o melhor resultado possível. Consegui um 69º lugar entre 90 e poucos atletas.
Em Maio seguia se Maratona de Coruche e pedia se uma boa prestação ao nível dos trilhos espetaculares que por ali existem. Uma corrida brutal em que só se viu o RaCCeR a botar watt's, estava num bom caminho para a próxima prova em..
..Torres Vedras para mais uma Taça de Portugal, e pedia se mais do mesmo que o RaCCeR viesse ao de cima, consegui fazer 43º lugar á Geral, e 24º lugar em Sub23 entre 70 atletas.
Gostei muito das minhas sensações, a técnica está melhor, a explosão também esteve bem, a força para manter os watt's esteve bem, correu tudo bem e com mais motivação para as próximas Taças de Portugal.
É aqui que eu gosto de estar, e quando mais vezes eu for mais oportunidades terei de subir na tabela. :)
Ainda no final do mês apresentei me em Cabeça Gorda para cumprir mais um treino com a equipa em que optei por não arriscar muito, fiz 21º nos 40 kms.
No mês de Junho dediquei me apenas aos treinos em provas e que a melhor prestação ditaria a minha satisfação. Estive em Montemor-o-Novo onde também me mantive pelo top20, e em Cuba já em Maratona consegui um top30 nos 70 kms muito calor mas também muito bom melão e a piscina também esteve um espetáculo!! Há que aproveitar estas ofertas nos eventos! ;)
Poucos dias faltavam para a prova que determinei como a mais importante deste ano, que era o culminar de todos os sacrifícios económicos e experiência/andamentos adquiridos nas provas da taça.
Ainda fiz um ultimo e duro teste na Maratona da Vila Viçosa que contava para o Regional XCM de Setúbal no qual pude comprovar que a máquina estava afinada!! O que me levou ao 3º Lugar do Podium de Sub23/Elites Federados.
Campeonato Nacional de XCO em Vila do Conde e uma pista muito radical para o tipo de treinos que fiz, não é desculpa, é a minha realidade. Não deixei de dar o meu melhor e ainda consegui melhor classificação em 1 lugar que o ano passado. Ficou um pouco á quem daquilo que estava á espera e para o que tinha treinado. Mas um Campeonato Nacional é mesmo assim. Valeu por mais esta experiência.
Após o primeiro objetivo era tempo de começar os treinos para o próximo, agora sim para as Maratonas. Foi uma má escolha, pois derivado ao trabalho que tinha, não me podia meter em grandes resultados pois já por si me desgastava imenso, mas não consegui perceber isso na altura e acabei por pagar imensas facturas com isso.
Em pleno Agosto a primeira dose foi na Maratona da Vidigueira onde só deu piloto automático, não havia Raccer não havia nada. Depois de ter passado 2 dias a trabalhar em temperaturas de -15º graus vir á Vidigueira apanhar médias de 40º graus paguei bem caro esta minha mudança.
Passa á frente, e prestes a cometer a minha maior loucura da vida. Após vir do trabalho no sábado desloquei me a Monsarás para um Contra-Relógio em Subida para o Castelo. 1km muito duro que me valeu uma grande dor de pernas mas um bom 7º lugar apenas a 1minuto do Ricardo Marinheiro vencedor da prova.
No Domingo estava em Mombeja para mais uma Maratona com o intuito de testar a minha condição física com menos tempo de descanso. E não correu bem, tendo mesmo de abandonar a prova com problemas respiratórios. Nem tudo foi mau e foi possível comprovar que a máquina estava afinada.
Já prestes a terminar a minha época, participei no XCO das Alcáçovas onde alcancei um 3º lugar em Sub23. Bom circuito para o meu Regional de Setúbal.
E por fim ainda estive presente na prova do Norte Alentejano em Avis, onde deu para curtir um bom circuito onde reinou muita diversão e dureza á mistura!! 5º Lugar Sub23
E por fim terminei a minha época na melhor Maratona da Serra da Arrábida que é a Tascaduxico onde fiquei me apenas pelo convívio com o meu Irmão e Namorada! ;)
Já em preparação para a nova época mas ainda neste ano de provas, fui convidado pela Organização da Maratona de Canha onde tive o privilégio de ter o meu primeiro dorsal nº 1. É um reconhecimento também pela que tenho feito e faço por esta prova em termos de promoção. Muito Obrigado! ;)
Conclusões...
Sempre positivas, evoluções graduais da minha forma á medida dos meus objetivos, mais conhecimentos , novas amizades e de tudo um pouco.
E para minha surpresa ainda consegui ganhar a Taça Regional de Maratonas de Setúbal!! Foi um excelente reconhecimento por todos os empenos que passei nas maratonas da taça.
Agradecimentos
Minha Família, Namorada , Treinador , Sociedade 1º Janeiro , Nutrimania.PT e a Todos os Amigos que me apoiam!! ;)
É um ATÉ JÁ MALTA...!!!! CURIOSOS para ficar a conhecer as novidades para 2014 ????
NOVOS OBJETIVOS... BIKE NOVA... EQUIPA NOVA... MARCA DE SUPLEMENTOS NOVA... e muitos mais apoios aqui no site mais fixe da zona!!! =D
Ricardo "RaCCeR" André