No Passado domingo desloquei me a Vendas Novas com o BTT Lagoa do Calvo que foi em peso para a 6ª Edição da Maratona Trilhos & Quarelas. Havia 3 tipos de percurso 25 - 55 - 80 eu fui para os 55 km’s.
Vinha com alguma expectativa para esta Maratona pois nos anos anteriores só tinha ouvido dizer bem. E que nesses mesmos anos tinha ido a outros lados levar barretes… €€ enfim.
Esta prova para mim iria ser mais uma para treinar/ganhar andamento pois a concorrência era alta, mais de 400 só para os 55 km’s tinha de conseguir um bom lugar na frente e fazer uma gestão diferente do que tenho feito noutras provas.
Chegamos cedo ao local de estacionamento (BOM) fomos logo levantar os dorsais, levantei o dorsal de cada elemento do Clube logo demorou algum tempo. Um sugestão que podem fazer é quando houver muitas equipas o levantamento por equipas é mais fácil e mais rápido.
Lembranças T-SHIRT muito nice! ;)
Fomos para os carros sacar das bikes equipar e fazer um pequeno aquecimento.
Feito o aquecimento vamos para o local de partida, foi uns 2 km’s pela vila até passar pelo túnel da escola de artilharia, mais um pouco á frente já íamos pelos trilhos fora e o carro nunca mais sai da frente, foi então que pela voz de alguém fez o homem parar para dar a partida oficial pois pelo que deu a entender é que o homem não sabia onde era partida oficial até ai tudo bem. Depois lá paramos e foi uma partida através de um JÁ..!! eheh foi a mais engraçada que tive até hoje lool. Adiante estava na linha da frente mesmo ao lado de grandes atletas/amigos entre muitos outros. Rapidamente lançou se um ataque á dianteira da maratona mas o amigo Hugo Carvalho começou a impor o seu ritmo na frente eu seguia nesse grupo de cerca de 15 atletas, até que chegamos a um certo ponto e não havia marcações bem ai foi o pior para mim, como não havia marcações andávamos ali ás voltas á procura de marcações e nada foi então que decidiram voltar para traz e como estava na frente logo fiquei nos últimos sem mais nem mais faço um sprint louco para chegar outra vez na frente ultrapassando centenas de atletas… com isto tb não encontraram marcações decidiram voltar outra vez para traz ai é que estragou mesmo tudo..!! Fiz novamente outro sprint para apanhar o grupo da frente mas já seria tarde pois entraram para o single track perigosíssimo enfim.. São estas pequenas coisas que me afectaram logo depois de dois sprint já ia um pouco cansado e ainda nem sequer tínhamos 3 km’s. Mas lá fui dando o meu melhor num segundo grupo que rolávamos para os apanhar. Com isto já me estavam a doer as costas (ainda não consegui perceber o porque destas dores pois só me dá quando faço meias-maratonas no cross nunca me doeram) estava a rolar bem quando estava a subir e a minha roda de traz salta :O (deve ter sido por mau aperto) bem apanhei um susto do caraças minha sorte que foi a subir. Apertei e fiz outro sprint para voltar a apanhar o grupo onde seguia. Depois houve divisão dos trilhos e ninguém do grupo se mexeu ia tudo para os 55 km’s manti o ritmo imposto pelo colega da frente iam alternado entre eles eu estava na roda a recuperar ainda… e depois parece que ainda não estava livre dos azares aos 14 km’s numa passagem pela ribeira um colega do grupo faz saltar um pedregulho enorme que veio direitinho ao meu desviador! Quando vejo o desviador a entrar pela roda dentro a corrente toda enrolada uiii que isto é que vai parar de vez!! Lá parei o desviador ficou um bocado empenado tive a dar um jeito naquilo para acabar a prova pelo menos, fui apanhado pelo meu colega David que rolava mais outros participantes e disse para mim mesmo bem agora é só para chegar ao fim pois já chega de azares.
Segui mais o David pelos trilhos fora e o desviador sempre a meter mudanças sozinho a corrente tb não estava a ajudar em nada a fazer chupões. (Esta deve ter sido a ultima prova com esta transmissão pois já esta a precisar de coisas novas, entre elas umas RODINHAS NOVAS para a minha BIKE depois venho cá postar sobre elas, fiquem atentos pois vem ai coisa leve eheh) Vinhamos a rolar bem e de repente não oiço o rolar do David atrás de mim olho para traz está ele apiado com um furo.. que bolas como não tinha nada para o ajudar ele ficou á espera que lhe desenrascassem e eu segui sozinho que mais me desmotivou..
Deu para ver que ao longo da prova toda notei muitas melhorias/evoluções que os treinos andam a fazer.
Deu para ficar surpreendido tb pelas paisagens e dificuldade que não sabia que Vendas Novas tinha! Só por isso fiquei mais contente.
E lá continuei pelos trilhos fora a uma velocidade mais lenta do que ia para não ter mais problemas. Já no fim a uns 2 km’s do fim um Grande Amigo RUNA apanhou me e perguntou porque é que eu estava ali a pastar eheh mas no sprint final não me deixei ficar mal um grande abraço para ti! ;)
No final ainda fiquei surpreendido com o tempo que fiz 2h21m
A uns escaços 20m do 1º e acredito que se não tivesse estas paragens todas pelo menos tinha chegado com os primeiros..
Os Banhos foram óptimos nas piscinas
O almoço tb foi espectáculo e deu para meter a conversa em dia com montes de amigos!
Até para o ano!
A próxima prova ainda não pois tenho a bike na oficina mas se tiver pronta a tempo deste fds irei estar presente na 2ª Prova Taça de Portugal em Povoa do Lanhoso! Já federado.
Cumprimentos e Bons Treinos!
Ricardo "RaCCeR" André