5ª Maratona do Barreiro – 23 de Maio 2010

Bons Dias Pessoal

Ontem desloquei me ao Barreiro com a minha equipa VBBikes Team para a 5ª Maratona Cidade do Barreiro. Chegamos cedo o colega Fábio Abreu já tinha levantado os dorsais todos da equipa no dia antes para não estarmos muito tempo na fila para os levantar. Havia controlo zero para a partida, eu não me importei de ficar lá nos primeiros pois ia para lá sem aquecimento e não queria por isso fui aquecer bem mais o amigo Pedro Correia e o Mira. Depois como já estava perto da hora fui então fazer o controlo zero onde encontrei o amigo Runa e mais uns amigos. Quando vi onde estava o arco da meta disse para mim tanta gente á minha frente !! Fui tentando entrar lá por o meio do pessoal para ficar um pouco mais á frente. Talvez tenha ficado a meio do pelotão á partida.

Sem mais demoras ás 9H deu se a partida na Mata da Machada fui para os 45 km’s com 700 metros de acumulado de subidas. Na partida com muita areia que dificultava assim a minha fuga, mais a frente já se rolava melhor e foi começar a passar neles eheh.

Já estávamos quase a chegar á serra pelos estadões e o amigo Pedro juntou se ao nosso grupo composto por 15 atletas que rolávamos forte, nesse grupo estava o amigo Marco Chagas! Que também ia para os 45 km’s chegou se á divisão e dos 15 atletas que faziam o grupo só 5 viraram para os 80 km’s os outros 10 incluindo eu, Pedro e Marco Chagas viramos para os 45 km’s claro.

E estávamos muito perto da Capela das Necessidades e já tinha uma estratégia em mente antes da Partida que era chegar á frente ás Necessidades para depois fazer os sobe e desce bem colocado para entrar no single track (fio dental) na frente para ganhar vantagem. E foi assim mesmo na 1ª subida da meia maratona para a Capela das Necessidades ainda em alcatrão o Marco Chagas faz um ataque para se colocar na frente e eu colo me logo na roda dele para não o deixar fugir assim que acaba o alcatrão ainda tinha mos mais 500m de subida mas em terra batida mais propriamente gravilha ai eu ataquei mais forte ainda que o Marco Chagas e cheguei ao topo só com 2 atletas na roda depois vinha um pequeno estradão para a descansar da dura subida mas eu ainda prossegui com o meu ataque para ganhar mais vantagem fiz o sobe e desce já só com 1 atleta comigo e outro um pouco mais atrás e vinha o cai de costas a descida que dava ligação ao fio dental entrei forte no cai de costas e cheguei á frente no single. Depois foi só desbravar pelo single abaixo para ganhar mais vantagem.




Acabei o Single e vinha um estradão e olhava para traz para ver se via alguém e vi que o que fiz foi bem dei um grande avanço aos atletas que me perseguiam pois tinha de ganhar alguma vantagem onde tinha mais possibilidades para os atletas que me perseguiam muito mais fortes que eu nos estradões para o regresso até ao Barreiro. Ainda nos trilhos da Serra Mãe seguia se uma subida de alcatrão mais soft não apertei muito deixei me ir ao meu ritmo para descansar um pouco um outro atleta colou se a mim dizendo que nunca mais me tinha visto até ao single eheh. E deixei me ir com ele até S. Paulo se não me engano para depois descer a Escudeira, mais á frente era o abastecimento na loja VBBikes eheh estava em casa, já o Vitor tinha um bidon á minha espera foi trocar beber um copo de água e aproveitar que o atleta que vinha comigo ter parado também e arranquei forte outra vez para ganhar vantagem sobre esse mesmo atleta até á subida mais íngreme da meia maratona (subida das vacas) entrei na subida olhei para traz e já trazia uma boa distância sobre ele,

fiz a um subida sempre no meu ritmo até á parte das pedras que era impossível subir até chegar aos moinhos, acabei a subida sozinho (ver foto 3) e reparei que o meu pneu de traz estava um pouco vazio. Fui descendo os moinhos um pouco mais de mais cautela para não ter nenhuma surpresa desagradável pois até ali estava tudo a correr bem e como planeado!


Acabei a descida dos moinhos e na passagem da estrada nacional o amigo Pedro apanhou e vinha mesmo a calhar uma rodinha eheh e foi assim começamos os dois a rolar forte para chegar ao Barreiro mais depressa. A nós juntou se o grupinho que eu parti na entrada das necessidades haha :D íamos a rolar a grandes velocidades eu e o Pedro sempre a puxar. E mais ou menos a faltar uns 8 km’s para a meta surge um ataque vindo de traz que rapidamente o conseguimos anular, mas parece que ele não se ficava por ali e voltou a fazer outro ataque e já me estava a partir todo eheh fiquei um pouco mais para traz á frente o Marco Chagas e continuávamos a rolar forte outra vez. Depois quando menos se esperava vem o Marco Chagas fazer um ataque onde passou todo o grupo e já não tive pernas para ir com eles. Segui então sozinho e estava a fechar o top 3 dos menos de 20 anos nos 45 km’s quando um grupo de atletas onde seguia o Ricardo Laia ele também com menos de 20 anos que esperava entrar no podium me apanhou, segui com esse grupo mas já bem desgastado, faltavam apenas 3 km’s para o final e vejo o Ricardo Laia a fazer um ataque pois ele é bem conhecedor do terreno e sabia o que vinha para a frente e quando vejo estávamos a entrar num single track já na mata da machada e eu em ultimo desse grupo disse para mim já me lixei!! E deixei me ir por ali pois já não havia nada a fazer na classificação. Acabei assim o single e era logo a meta.

Perdi o 3º lugar dos menos de 20 anos mas sei que lutei para o não perder.

Terminei os 45 km’s em 1h 54m a menos de 14m para o 1º Classficado Rodrigo Gomes a 10s do colega de equipa Fábio Torres em 2º, ambos menos de 20 anos.

Perdi o 3º lugar dos menos de 20 anos mas sei que lutei para não o perder!

Quando terminei fui dar os parabéns ao Ricardo pois mereceu o 3º lugar no podium.

A minha próxima prova é a 4ª da Taça de Portugal em Rio de Mouro dia 5 e 6 de Junho!

Até lá Bons Treinos!

Ricardo “RaCCeR” André

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faz aqui o teu coment! ;)