Maratona de Alpiarça - 2# Campeonato Regional de Maratonas de Santarém

Boas Amigos

Realizou se este Domingo em Alpiarça a 2ª Prova do Regional de Maratonas de Santarém.
O dia parecia um pouco fresco mas com o passar do tempo veio revelar se bem quente a lembrar já dias de Verão.
Percurso de Alpiarça, 43 km's (2 voltas), já bem mais duro que a primeira prova e muito completo ou com um pouco de tudo. Partes rolantes, zonas com alguma pedra solta, zonas de areia, sobe e desce constante (parte pernas) boas subidas e descidas para curtir! ;)

Para esta prova houve um maior número de atletas presentes e no escalão de Sub23/Elites um grande nível de concorrência. Mas mesmo assim tinha como ambição terminar dentro do Top 20.



Já na partida, não consegui aquecer quase nada e sentia me frio, o arranque não foi dos melhores sendo muito tempo de alcatrão em que o pessoal só andava a fazer esticões e travagens desnecessárias propicias a quedas, eu muito frio sentia os músculos completamente em pedra mas com a entrada nos trilhos fui aquecendo. E com o desenrolar dos km's estava a sentir me melhor e passar pessoal até que apanho a roda da Campeã Nacional de Maratonas Ana Antunes em que sigo na roda, começamos a apanhar mais atletas e numa subida com alguns regos e pedras soltas a minha roda escorregou e perco a roda da Ana, voltei a montar e passar atletas, estava realmente a sentir me bem e aumentava assim mais a minha esperança de um bom resultado.



Seguia se uma parte de sobe e desce onde tentava apanhar um grupo de atletas que estavam a trabalhar juntos e as mudanças de velocidade eram elevadíssimas, o que era proporcional a um desgaste mais rápido, mas consegui colar ao grupo e numa subida bem inclinada consegui fazer a diferença tendo me isolando, depois via outro grupo com cerca de 15 atletas onde seguia a Ana Antunes que levavam um andamento brutaaaaal!!!!! Numa zona mais rápida e rolante todos a trabalharem á vez pareciam um autêntico TGV!!! Eu sozinho e a uns claros 200/300m do grupo tentava colar me ía aumentando o ritmo para tentar chegar mais perto, e mesmo a velocidades de 35/40 kmhora não estava a conseguir apanhar o grupo... pois certamente podia trabalhar com eles e conseguir ganhar alguma vantagem, foi então que decidi fazer um ataque mais forte a mais de 40 kmhora e realmente cheguei perto, mas cada curva e curva eles ganhavam ainda mais vantagem, decidi manter o meu ritmo e esperar que alguém me pudesse ajudar tb, pois rolar e com vento de frente não é nada o meu forte lool.



Um pouco mais á frente fui apanhado por um grupo de 5 atletas onde consegui ir na roda, vinha um falso plano longo a subir onde tive algumas dificuldades em encontrar uma cadência para me manter no grupo, consegui sempre ir com o grupo até á divisão do percurso, parei no abastecimento para encher o bidon e rapidamente segui viagem no mesmo grupo. Consegui levar um amigo comigo, onde estávamos com um ritmo moderado mas muito bom para esta primeira parte da 2ª volta pois eram onde estavam as principais dificuldades, a Longa subida e a zona de parte pernas, nas subidas sentia me mesmo bem tendo por vezes esperado pelo companheiro porque depois ele ia compensar me a ajuda nos estradões, mas ele depois já não se estava a sentir bem e eu segui sozinho dando tudo até ao final!!



Terminei os 86 km's com 3h34m ficando em 25º Lugar Sub23/Elites.

Gostei muito das minhas sensações ao longo da prova, uma notável capacidade de resistência á alimentação durante a prova onde só comi 2 barras (uma aos 1h45m e outra ás 3h de prova) e nunca senti a sensação de fome tomei 2 gel's (um aos 1h45m e outro já no final) Isto é muito bom saber que o organismo está bem preparado para fazer longas distâncias e gastar pouco.



Não consegui chegar ao meu objectivo mas pelo menos já reduzi o tempo para o 1º Classificado do Escalão em relação á 1ª prova, onde tinha levado quase 1h e nesta reduzi cerca de 30m mesmo não sendo as maratonas os meus objectivos principais já posso considerar uma prova bastante boa!

Esta prova fez me acreditar que posso chegar ainda mais longe pois comecei os meus treinos á cerca de 2 meses meio. Quero agradecer á Família, Gold Nutrition pelos suplementos Top e ao Treinador! ;)

Próxima Prova: Dia 1 de Abril Campeonato Regional de Maratonas Zona B - G100 Maratona de Grândola. Uma das provas mais duras para mim onde terei como objectivo pessoal acabar e obter uma boa classificação.
Antes disso ainda irei estar presente no Passeio Organizado pelo Clube da Terra dia 25 deste mês que é a V Rota do Cozido onde irei colaborar com os outros colegas fazendo de guia.

Até lá vou dando noticias!

Cumprimentos.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Faz aqui o teu coment! ;)