Ontem desloquei me ao Barreiro com a minha equipa VBBikes Team para a 5ª Maratona Cidade do Barreiro. Chegamos cedo o colega Fábio Abreu já tinha levantado os dorsais todos da equipa no dia antes para não estarmos muito tempo na fila para os levantar. Havia controlo zero para a partida, eu não me importei de ficar lá nos primeiros pois ia para lá sem aquecimento e não queria por isso fui aquecer bem mais o amigo Pedro Correia e o Mira. Depois como já estava perto da hora fui então fazer o controlo zero onde encontrei o amigo Runa e mais uns amigos. Quando vi onde estava o arco da meta disse para mim tanta gente á minha frente !! Fui tentando entrar lá por o meio do pessoal para ficar um pouco mais á frente. Talvez tenha ficado a meio do pelotão á partida.
Sem mais demoras ás 9H deu se a partida na Mata da Machada fui para os 45 km’s com 700 metros de acumulado de subidas. Na partida com muita areia que dificultava assim a minha fuga, mais a frente já se rolava melhor e foi começar a passar neles eheh.
Já estávamos quase a chegar á serra pelos estadões e o amigo Pedro juntou se ao nosso grupo composto por 15 atletas que rolávamos forte, nesse grupo estava o amigo Marco Chagas! Que também ia para os 45 km’s chegou se á divisão e dos 15 atletas que faziam o grupo só 5 viraram para os 80 km’s os outros 10 incluindo eu, Pedro e Marco Chagas viramos para os 45 km’s claro.
E estávamos muito perto da Capela das Necessidades e já tinha uma estratégia em mente antes da Partida que era chegar á frente ás Necessidades para depois fazer os sobe e desce bem colocado para entrar no single track (fio dental) na frente para ganhar vantagem. E foi assim mesmo na 1ª subida da meia maratona para a Capela das Necessidades ainda em alcatrão o Marco Chagas faz um ataque para se colocar na frente e eu colo me logo na roda dele para não o deixar fugir assim que acaba o alcatrão ainda tinha mos mais 500m de subida mas em terra batida mais propriamente gravilha ai eu ataquei mais forte ainda que o Marco Chagas e cheguei ao topo só com 2 atletas na roda depois vinha um pequeno estradão para a descansar da dura subida mas eu ainda prossegui com o meu ataque para ganhar mais vantagem fiz o sobe e desce já só com 1 atleta comigo e outro um pouco mais atrás e vinha o cai de costas a descida que dava ligação ao fio dental entrei forte no cai de costas e cheguei á frente no single. Depois foi só desbravar pelo single abaixo para ganhar mais vantagem.
fiz a um subida sempre no meu ritmo até á parte das pedras que era impossível subir até chegar aos moinhos, acabei a subida sozinho (ver foto 3) e reparei que o meu pneu de traz estava um pouco vazio. Fui descendo os moinhos um pouco mais de mais cautela para não ter nenhuma surpresa desagradável pois até ali estava tudo a correr bem e como planeado!
Acabei a descida dos moinhos e na passagem da estrada nacional o amigo Pedro apanhou e vinha mesmo a calhar uma rodinha eheh e foi assim começamos os dois a rolar forte para chegar ao Barreiro mais depressa. A nós juntou se o grupinho que eu parti na entrada das necessidades haha :D íamos a rolar a grandes velocidades eu e o Pedro sempre a puxar. E mais ou menos a faltar uns 8 km’s para a meta surge um ataque vindo de traz que rapidamente o conseguimos anular, mas parece que ele não se ficava por ali e voltou a fazer outro ataque e já me estava a partir todo eheh fiquei um pouco mais para traz á frente o Marco Chagas e continuávamos a rolar forte outra vez. Depois quando menos se esperava vem o Marco Chagas fazer um ataque onde passou todo o grupo e já não tive pernas para ir com eles. Segui então sozinho e estava a fechar o top 3 dos menos de 20 anos nos 45 km’s quando um grupo de atletas onde seguia o Ricardo Laia ele também com menos de 20 anos que esperava entrar no podium me apanhou, segui com esse grupo mas já bem desgastado, faltavam apenas 3 km’s para o final e vejo o Ricardo Laia a fazer um ataque pois ele é bem conhecedor do terreno e sabia o que vinha para a frente e quando vejo estávamos a entrar num single track já na mata da machada e eu em ultimo desse grupo disse para mim já me lixei!! E deixei me ir por ali pois já não havia nada a fazer na classificação. Acabei assim o single e era logo a meta.
Perdi o 3º lugar dos menos de 20 anos mas sei que lutei para o não perder.
Terminei os 45 km’s em 1h 54m a menos de 14m para o 1º Classficado Rodrigo Gomes a 10s do colega de equipa Fábio Torres em 2º, ambos menos de 20 anos.
Perdi o 3º lugar dos menos de 20 anos mas sei que lutei para não o perder!
Quando terminei fui dar os parabéns ao Ricardo pois mereceu o 3º lugar no podium.
A minha próxima prova é a 4ª da Taça de Portugal em Rio de Mouro dia 5 e 6 de Junho!
Até lá Bons Treinos!
Ricardo “RaCCeR” André