5ª Maratona do Barreiro – 23 de Maio 2010

Bons Dias Pessoal

Ontem desloquei me ao Barreiro com a minha equipa VBBikes Team para a 5ª Maratona Cidade do Barreiro. Chegamos cedo o colega Fábio Abreu já tinha levantado os dorsais todos da equipa no dia antes para não estarmos muito tempo na fila para os levantar. Havia controlo zero para a partida, eu não me importei de ficar lá nos primeiros pois ia para lá sem aquecimento e não queria por isso fui aquecer bem mais o amigo Pedro Correia e o Mira. Depois como já estava perto da hora fui então fazer o controlo zero onde encontrei o amigo Runa e mais uns amigos. Quando vi onde estava o arco da meta disse para mim tanta gente á minha frente !! Fui tentando entrar lá por o meio do pessoal para ficar um pouco mais á frente. Talvez tenha ficado a meio do pelotão á partida.

Sem mais demoras ás 9H deu se a partida na Mata da Machada fui para os 45 km’s com 700 metros de acumulado de subidas. Na partida com muita areia que dificultava assim a minha fuga, mais a frente já se rolava melhor e foi começar a passar neles eheh.

Já estávamos quase a chegar á serra pelos estadões e o amigo Pedro juntou se ao nosso grupo composto por 15 atletas que rolávamos forte, nesse grupo estava o amigo Marco Chagas! Que também ia para os 45 km’s chegou se á divisão e dos 15 atletas que faziam o grupo só 5 viraram para os 80 km’s os outros 10 incluindo eu, Pedro e Marco Chagas viramos para os 45 km’s claro.

E estávamos muito perto da Capela das Necessidades e já tinha uma estratégia em mente antes da Partida que era chegar á frente ás Necessidades para depois fazer os sobe e desce bem colocado para entrar no single track (fio dental) na frente para ganhar vantagem. E foi assim mesmo na 1ª subida da meia maratona para a Capela das Necessidades ainda em alcatrão o Marco Chagas faz um ataque para se colocar na frente e eu colo me logo na roda dele para não o deixar fugir assim que acaba o alcatrão ainda tinha mos mais 500m de subida mas em terra batida mais propriamente gravilha ai eu ataquei mais forte ainda que o Marco Chagas e cheguei ao topo só com 2 atletas na roda depois vinha um pequeno estradão para a descansar da dura subida mas eu ainda prossegui com o meu ataque para ganhar mais vantagem fiz o sobe e desce já só com 1 atleta comigo e outro um pouco mais atrás e vinha o cai de costas a descida que dava ligação ao fio dental entrei forte no cai de costas e cheguei á frente no single. Depois foi só desbravar pelo single abaixo para ganhar mais vantagem.




Acabei o Single e vinha um estradão e olhava para traz para ver se via alguém e vi que o que fiz foi bem dei um grande avanço aos atletas que me perseguiam pois tinha de ganhar alguma vantagem onde tinha mais possibilidades para os atletas que me perseguiam muito mais fortes que eu nos estradões para o regresso até ao Barreiro. Ainda nos trilhos da Serra Mãe seguia se uma subida de alcatrão mais soft não apertei muito deixei me ir ao meu ritmo para descansar um pouco um outro atleta colou se a mim dizendo que nunca mais me tinha visto até ao single eheh. E deixei me ir com ele até S. Paulo se não me engano para depois descer a Escudeira, mais á frente era o abastecimento na loja VBBikes eheh estava em casa, já o Vitor tinha um bidon á minha espera foi trocar beber um copo de água e aproveitar que o atleta que vinha comigo ter parado também e arranquei forte outra vez para ganhar vantagem sobre esse mesmo atleta até á subida mais íngreme da meia maratona (subida das vacas) entrei na subida olhei para traz e já trazia uma boa distância sobre ele,

fiz a um subida sempre no meu ritmo até á parte das pedras que era impossível subir até chegar aos moinhos, acabei a subida sozinho (ver foto 3) e reparei que o meu pneu de traz estava um pouco vazio. Fui descendo os moinhos um pouco mais de mais cautela para não ter nenhuma surpresa desagradável pois até ali estava tudo a correr bem e como planeado!


Acabei a descida dos moinhos e na passagem da estrada nacional o amigo Pedro apanhou e vinha mesmo a calhar uma rodinha eheh e foi assim começamos os dois a rolar forte para chegar ao Barreiro mais depressa. A nós juntou se o grupinho que eu parti na entrada das necessidades haha :D íamos a rolar a grandes velocidades eu e o Pedro sempre a puxar. E mais ou menos a faltar uns 8 km’s para a meta surge um ataque vindo de traz que rapidamente o conseguimos anular, mas parece que ele não se ficava por ali e voltou a fazer outro ataque e já me estava a partir todo eheh fiquei um pouco mais para traz á frente o Marco Chagas e continuávamos a rolar forte outra vez. Depois quando menos se esperava vem o Marco Chagas fazer um ataque onde passou todo o grupo e já não tive pernas para ir com eles. Segui então sozinho e estava a fechar o top 3 dos menos de 20 anos nos 45 km’s quando um grupo de atletas onde seguia o Ricardo Laia ele também com menos de 20 anos que esperava entrar no podium me apanhou, segui com esse grupo mas já bem desgastado, faltavam apenas 3 km’s para o final e vejo o Ricardo Laia a fazer um ataque pois ele é bem conhecedor do terreno e sabia o que vinha para a frente e quando vejo estávamos a entrar num single track já na mata da machada e eu em ultimo desse grupo disse para mim já me lixei!! E deixei me ir por ali pois já não havia nada a fazer na classificação. Acabei assim o single e era logo a meta.

Perdi o 3º lugar dos menos de 20 anos mas sei que lutei para o não perder.

Terminei os 45 km’s em 1h 54m a menos de 14m para o 1º Classficado Rodrigo Gomes a 10s do colega de equipa Fábio Torres em 2º, ambos menos de 20 anos.

Perdi o 3º lugar dos menos de 20 anos mas sei que lutei para não o perder!

Quando terminei fui dar os parabéns ao Ricardo pois mereceu o 3º lugar no podium.

A minha próxima prova é a 4ª da Taça de Portugal em Rio de Mouro dia 5 e 6 de Junho!

Até lá Bons Treinos!

Ricardo “RaCCeR” André

3# Taça de Portugal de XCO – Moreira de Cónegos – 15 e 16 Maio

Boas Amigos

Participei na minha primeira prova da Taça de Portugal de XCO como federado em Moreira de Cónegos. Fui com a minha Equipa VBBikes TEAM Eu, o Fábio Torres e o Castelo. Partimos no sábado depois de almoço para umas horinhas de viagem, arrumar as bikes, malas e fazer se á estrada. E quando demos por nós já lá estávamos, mas já estavam em reunião de directores de equipa, tivemos de esperar que acabasse para depois sim levantar mos os dorsais e sim fazer o reconhecimento da pista.

Começamos a ver o circuito a partida era numa recta em alcatrão que começava logo a subir para a esquerda até entrar numa calçada e depois sim nos singles track’s do circuito. Primeiro single e começava logo a subir bem com alguns degraus para subir e continuávamos sempre a subir mais depois vinha uma ligeira descida e começava logo a subir outra vez agora mais técnico com mais pedras e raízes subimos tudo até lá acima vinha a parte das descidas com montes de rochas e drop’s para saltar muito fixe foi sempre assim até á ultima descida para a recta da meta muitos regos abertos que dificultavam a trajectória. 6 km’s por volta. Depois decidimos fazer mais uma volta para nos habituarmos melhor ao circuito. Chegamos e arrumar outra vez as bikes e siga para o hotel tomar uma banho e jantar.

Já no dia da prova o Castelo partia ás 10h nos VET A eu e o Fábio fomos dar abastecimento a ele. Terminou muito bem foi a melhor prova dele ao ficar em 15º que lhe valeu uns bons pontos no seu ranking!

Era chegada a hora da minha partida fui fazer um aquecimento e não tive problemas em demorar mais um bocado pois queria era aquecer bem para depois arrancar melhor. Fiz o aquecimento e fui ter com o Fábio pois ele sabia de umas dicas para aquecer melhor e fomos aquecer mais um bocado para a pista.

Seguia-se então a chamada para a partida, eu como ainda não tinha pontos nenhuns fui chamado em ultimo. Deu se assim a partida dos Elites depois Sub-23 e sim depois o Juniores.

Mais de 30 atletas 5 voltas para dar (30km’s) o meu objectivo era não ser dobrado pois aqui o andamento é muito superior. O comissário deu a partida, o pé encaixou logo e foi logo um sprint para subir mais umas posições no pelotão na entrada dos singles. Estava mais ou menos a metade quando começamos apanhar atletas mais atrasados teve que ser tudo á mão até lá acima. Consegui ganhar ali uns lugares mas era difícil mantê-los pois era só ataques vindos de traz e continuávamos sempre a subir e já estava quase nos últimos 6 atletas a fechar. Vinham todos na minha roda e eu sempre a puxar até acabar as subidas e começar nas descidas e depois claro alguns deles passaram me. Fui na roda para descansar um pouco pois já ia com o coração a querer saltar eheh. Vinha as descidas e sempre a descer controlado mas perdendo muito tempo para os outros. A parte das descidas já estavam agora era rolar para mais uma volta sempre sozinho, onde os primeiros elites já me estavam a passar. Aproveitei a roda do Tiago Ferreira para andar um pouco mais depressa e assim foi durante as subidas porque nas descidas ele foi se embora. Já vinha o David e Marinheiro a passar tb. Já na terceira volta a meio das subidas passou o 1º júnior sinal que fui dobrado e tinha de encostar quando chegasse á meta, nem consegui ir com ele, depois dele tb vinha mais juniores depois foi acabar de subir o resto e começar a curtir as ultimas descidas. Foi onde me passou tb o colega Fábio que ia muito bem classificado. Chegada a meta e tive de sair.


Das 5 voltas acabei a 3ª o que já não é mau. Não fiquei triste nem chateado muito pelo contrário pois foi a minha primeira prova da Taça onde tive em contacto com os melhores juniores de Portugal. O colega Fábio terminou a prova em 8º lugar (3º de primeiro ano)

O rescaldo do colega Fábio Torres podem acompanhar AQUI

Agora é treinar mais para na próxima prova da Taça a disputar dia 5 e 6 em Rio de Mouro não ser dobrado.

Agora a minha próxima prova é a 5ª Maratona do Barreiro.

Cumprimentos e Bons Treinos!

Ricardo “RaCCeR” André

II Maratona de Arraiolos – 9 Maio 2010

No dia 9 desloquei me a Arraiolos com a malta do BTT Lagoa do Calvo para mais uma maratonasinha.

Nos dias antes tinha caído umas boas chuvadas e que veio estragar os trilhos que sequinhos já estavam para se rolar bastante bem. Já tinha vindo a Arraiolos num passeio em Julho do ano passado e achei os trilhos á maneira para competir numa maratona.

Chegamos a Arraiolos e desabava água que metia medo. Ninguém lhe apetecia sair dos carros para montar as bikes eheh. Nos intervalos das chuvas lá fomos buscar os dorsais e as lembranças muito fixe a T-SHIRT á maneira mesmo! De repente equipar me e fazer um bom aquecimento.

Feito o aquecimento fui para a partida onde encontrei vários amigos (um abraço para um deles João Pontes). Inscrevi me para os 40 km’s mas decidi fazer um treinosinho nos 70 km’s na companhia do amigo Marcelo.

A partida essa foi dada ás 9:15 por causa da chuva. Lá começamos assim a percorrer os trilhos Arraiolenses eheh. Defino estes 70 km’s por 2 partes de dificuldade. 1ª parte mais técnica com sobe e desce muito nice onde era só curtir nas descidas e treinar a técnica tb até aos 30 km’s mais ou menos. A 2ª parte já mais rolante e mais difícil para mim, mas sempre a dar o meu melhor, umas vezes ia eu a puxar e o Marcelo completava noutras vezes. Foi uma bela dupla ao longo de 70 km’s com muita lama sempre presente em qualquer trilho.
Chegamos a Arraiolos a falta a dita subida para o castelo guardei ainda uma última força para a fazer e assim foi sempre a bombar até lá acima, depois foi descer até á meta já dentro da vila onde estava lá pessoal amigo tb.

Depois foi tomar banho que soube muito bem pela água quentinha!
E de seguida para o almoço que só não gostei do muito tempo de espera para levantar o almoço depois de fazer seja que percurso for o pessoal vem cansado e com fome, e depois aquela música tão alta fonixx..!! Foi só este pequenino pormenor que não gostei, de resto foi tudo 5* estrelas. Os Abastecimentos QB! Marcações muito boas! Gostei do pormenor do sinal de abastecimento hahaha. E Claro da SIMPATIA desta oraganização Arraiolense!

PARABÉNS para todos eles..!!




Cumprimentos e Bons Treinos Pessoal! ;)

Ricardo “RaCCeR” André

Dar apoio ao pessoal do BTT Lagoa do Calvo

Boas Pessoal

No dia 18 de Abril ainda não cheguei a poder participar numa prova da Taça de Portugal.

Por isso desloquei me mais o pessoal do BTT Lagoa do Calvo á 5ª Maratona de Estremoz para dar apoio e tirar umas fotonites! ;)

Que podem ver AQUI o rescaldo do pessoal.

Cumprimentos e Bons Treinos!

Ricardo “RaCCeR” André

Um mimo para a minha STEVENS - Rodas MSC Ultra Light 395

Boas Pessoal
Já algum tempinho que não actualizava aqui o meu espaço.
Mas cá estou para vos mostrar o meu ultimo UPGRAID que fiz á minha BIKE.

São umas rodinhas levesinhas

MSC Ultra Light 295 Brancas


Com esta beldade a bike vai ficar mais magra depois mostro mais fotos!
Cumprimentos!
Ricardo "RaCCeR" André