9ª Maratona Vendas Novas - 29er Scott Scale 930 by BikeZone Setúbal

Boas Amigos

Decorreu no passado Domingo a 9ª Maratona de Vendas Novas que contou com mais de 1000 participantes Excelente! A 1ª e ultima vez que participei nesta maratona (2010 Rescaldo) não gostei muito pois andei perdido mesmo a 30 km's de casa... mas passados 3 anos voltei outra vez e com objectivos de fazer um treino com 4H logo inscrevi me para os 80 km's que tinham mais de 1000 D+ também.
Ritmo Forte..!!

Como ainda não tive a experiência de uma roda 29 a BikeZone Setúbal disponibilizou uma Scott Scale 930 para fazer um test-drive á máquina e poder tirar as minhas próprias conclusões. Agradeço pela afinação da máquina para que nada me falha se pois havia muita lama.

Ready for Race!
Já sabia que ia ganhar mais em relação á 26, mas não estava á espera de ser tão "mais fácil"!!!! loool :D
Cheguei tarde para preparar tudo nas calmas, não consegui colocar mais 1 grande bidon e só levei 850ml de isotónico da Evo Nutrition mas chegou perfeitamente.
Fui para o controlo zero ás 8:58m já tarde mas fui furando até conseguir entrar na 2ª fila, pois no meio de 1000 atletas partir na frente era importantíssimo para apanhar boas rodas... e foi o que consegui, mas numa zona de eucaliptos um pau enfiou se na roda e tive de perder o grupo da frente, sim estava mesmo lá, e apercebi me das facilidades, porque toda a malta da frente passou para as 29, e para andar mos na frente com eles temos que ter máquinas iguais, e se já em 2010 quando andava na frente das provas amadoras com muitos dos que ali estavam agora estava de igual para com eles :) conseguia manter me em grande velocidades, mas em curvas mais apertadas onde tinha mos de reduzir mais a fundo, pecava nos arranques mas como todos tinham 29 eu sempre era mais ágil, fiquei num 2º grupo de 10 atletas.


Apanhamos um single track onde eu tinha ganho vantagem numa subida em que todos iam á lá pata eu subi tudo montado e ficaram na roda, vinha um sobe e desce ligeiro e meti um andamento mais forte, reduzi o pelotão para 4, entrada em alcatrão vim descansar um pouco para a roda, como já vinha a baixar do meu ritmo porque ninguém quer puxar com medo de se cansarem, eu ataquei e mandei os vir na roda, acertei uma boa cadência pelas 155 bpm e 35 kmhora boa isto poupa mais o pulso duque a 26 :)
A Seguir vinha uma zona de lavras do arroz com muita lama e terreno irregular QB... e o 1º grupo já estava todo disperso, entrei num ritmo mais lento para ver no que aquilo dava, e enquanto o pessoal ia pelo trilho onde tinha mais lama mas que era a direito eu ia pelo terreno mais irregular a cortar as curvas com uma cadência de se tirar o chapéu e ia passando por alguns :) aqui mais um ponto a favor se fosse com a 26 fartava me de atascar!! ;)
Entretanto já rodava nos 15 primeiros dos 80 km :) niceee

Agora sim em trilhos mais técnicos e acumulado para cima... consegui manter um bom andamento e ia passando malta dos 50 km's.. a subir não consegui tirar grandes conclusões... ou achei um bocado confuso não sei bem explicar porque conseguia passar todas a subidas e por zonas mais técnicas porque aquilo passa por cima de tudo mas por outro lado a velocidade era mais baixa. Daí estar um pouco confuso se fico a beneficiar ou não.
Num próximo estradão, apanho mais 1 atleta dos 80 km's divisão dos percursos, começa mos a trabalhar á vez mas o rapaz não deve regular bem e quando eu ia a comer uma barra decidiu fazer um ataque como se não houvesse amanha, tudo bem, como não estava ali a ganhar nada segui no meu ritmo.

Mais á frente 2 companheiros ainda me passaram e não consegui manter a roda.
Andei sempre sozinho em ritmo médio/alto ainda houve pessoal que veio de trás e andei com eles mas não consegui manter, ao km 60 já com 2h30m de prova a seguir de uma ribeira fiquei agarrado ás cambreas :( e passaram me á vontade mais 15 atletas  passei um bocado mal, mas tenho de me mentalizar que não é para as Maratonas que treino mas sim como um treino de horas, de qualquer forma tenho de arranjar maneira de isto não me atacar tanto, já na Maratona do Casqueiro aos 60 km's também tive cambreas, lá está, o cross é ali para 1h20.. 1h30m sempre a fundo... no máximo a puxar para 1h50m depois disso o motor começa a berrar :P
Comi um barra e voltei á carga, passados 5 km's já tinha passado 3 atletas, e talvez até tenha passado mais algum, perdi a conta pois comecei a entrar no percurso com a meia-maratona depois tomei mais um gel aos 75 km's para dar mais uma pica e fui até ao fim sempre em bom ritmo! ;)

Ricardo "RaCCeR" André - 35º lugar - 4h10m37s - 19,3kmhora

Cumpri com o treino pedido para este domingo e senti me bem a voar na máquina 29 que para maratonas será a máquina ideal :) Dei tudo o que tinha para uma boa prestação mesmo não sendo estas as minhas praias! ;)

Resta me a agradecer a toda a minha Família que apesar de não poder estar presente neste dia não deixa de me apoiar, á minha namorada que já voltou a correr e portou se lindamente :)
BikeZone Setúbal pelo Avião Scott Scale 930 er29 que nunca falhou mesmo com muita lama e onde vi muita gente a furar, a máquina esteve sempre 6*!! ;)
Evo Nutrition David Marques pela suplementação TOP que me permitiu aguentar o esforço por muitos mais km's e mesmo quando acabei roto consegui recuperar rapidamente! É outra gasolina não haja duvidas! :)
Treinador Ricardo Peixe! ;)
Equipa BTT Lagoa do Calvo que apesar dos azares de alguns outros também se portaram muito bem. Parabéns e vamos continuar! ;)
E a todos os amigos que vão deixando o seu apoio o meu muito Obrigado! ;)
Máquina Aprovada!!!
 
A minha próxima prova será dia 21 de Abril em Rio de Mouro - Taça de Portugal de XCO C1 Categoria Internacional onde espero consegui um bom lugar mesmo com muitos estrangeiros á caça dos pontos uci =)

Até lá bons treinos! ;)

Cumprimentos.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Faz aqui o teu coment! ;)