Final da Taça do INTER-Regional + Regional de Setúbal - 10 Outubro 2010

Bons Dias

Avistava se mais duas Finais a Taça Regional de Setúbal e a Taça Interegional da Zona B. Que se realizava em Palmela.

Fui no Sábado para ver o percurso pois foram feitas alterações ao percurso dos outros anos. Derivado ás fortes chuvas dos dias anteriores o terreno estava muito pesado. Tinha uns novos singles mais divertidos mas não tão técnicos como os do ano passado (descida dos pombos que agora esta vedada). E a maior subida do percurso a "calçada romana" até ao Castelo de Palmela. Quando ia fazer a 2ª volta ao circuito tive um furo na frente. (A minha cabeça começou logo a pensar coisas...) Depois fui para casa e descansar para a Prova de Amanha, ainda antes de me ir deitar sentia me cansado e os musculos doridos, mas pensei que durante a noite consegui se descansar. Entretanto quando acordo e vi que ainda me sentia cansado para a prova foi então que decidi ir tomar banho a pensar que pudesse ficar mais fresco. QUE ERRO!

Não pensei nas consequências e isso veio revelar se durante a prova, pois o corpo acabou por relaxar por completo.



Já na prova e prestes a dar a partida já tinha o aquecimento feito e fui para a chamada. Novidade na chamada de Juniores foi o Rodrigo Gomes da Team Bike Zone/Quintajense que se juntou aos 15 juniores presentes tb. Deu se a partida rápidamente se fez ataques até entrar no primeiro single em que estava pela 4º posição de juniores, começou se a descer e já estava a passar atletas mais atrasados, apanho a roda de um VET A para a romana e vou com ele até meio para conseguir chegar mais a frente.


 Entro para a 2ª volta ainda em 4º lugar de juniores e as consequências do relaxamento aos poucos iam se notando, em nenhuma prova me senti tão cansado como me estava ao sentir, parecia que o "motor" não arrancava.

Mesmo assim ia dando o meu máximo até chegar ao final, ainda fui ultrapassado pelo Eduardo fui á luta mas nada dava para mais e acabei assim 5 voltas em pouco menos de 2h.



Classificação da Prova

1º Rodrigo Gomes - Team Bike Zone/Quintajense - 1:33:11
2º Kristian Shokouhi - Centro Ciclista Azeitonense - 1:37:28
3º Fábio Torres - VBBikes Team - 1:38:29
4º Eduardo Lourenço - Grupo Desportivo da Volta da Pedra - 1:48:00
5º Ricardo André - VBBikes Team - 1:58:20

Mesmo com os pouco pontos ainda deu para segurar o 3º lugar do Inter-Regional
 

Ficando o 1º lugar para o Kristian Shokouhi, 2º Eduardo Lourenço e EU em 3º
Podia ter feito muito melhor que isto era verdade, mas só passando pelos erros é que conseguimos evoluir, o que nos faz ficar mais fortes!
Fotos da Prova na minha Galeria
Venha a Próxima -> Fds com 2 Provas (DESPEDIDA)
Cumprimentos.
Ricardo "RaCCeR" André - VBBikes Team

XCR 4H Pegões Velhos - 26 de Setembro 2010

Viva Pessoal
Depois o azar em Almeirim que supostamente seria uma treino para a Resistência tive de alterar um bocado grande os planos da semana para pelo menos fazer boa figura..

Fui no dia antes mais o colega Hélder ver o circuito com 9 km's de extenção 95% rolantes e com areia e o restante eram 1 subida e 1 descida.

Sentia me em casa, sentia me bem.. Esperava um boa prova.

Partida ás 9H formou se logo ali um grupo na frente de 5 atletas Castelo e Fábio da VBBikes eu, e mais 2. Nem estava ainda a acreditar que mais ninguém viesse atacar ou simplesmente vir para o grupo. Já a chegar á meta era onde estava a parte mais técnica do percurso e onde conhecia muito bem, só esse facto de conhecer bem fez com que defini se bem a trajectória e passar em 1º na 1ª volta :D "Fazer as honras da casa" eheh. Mas também como seriam 4horas nada se decidia ali. Aos poucos ritmo começou a aumentar e formou se então um pelotão mais numeroso com 10 atletas. Só eu e o Fábio deste grupo da frente eramos os únicos mais novos e com menos "massa" para os estradões, começamos a ficar na cauda do pelotão até que mais outros 3 se deixavam ficar connosco. Havia então agora 2 grupos onde o Hélder e o Castelo se estavam a aguentar lá na frente e eu permanecia no 2º grupo.
Com o passar das voltas as trajectórias e velocidades já começavam a ser sempre as mesmas. Passado 1h e meia de prova o Fábio começava aos ataques para tentar descarregar este grupo e de facto estava a conseguir mas poderia vir a pagar mais tarde, com isto eu já estava a levar tempo para me juntar ao grupo mas sabia que já me estava a desgastar demasiado e ainda nem metade tinha feito. O azár bateu lhe á porta quando o crank do lado esquerdo "moeu a rosca" e depois só conseguia andar com o crank :S e teve de abandorar.

Bem.. naquilo tive de fazer um sprint para voltar a apanhar o grupo onde estava, tarefa muito dificil pois estavam a trabalhar á vez, lá consegui pegar a roda e descansar um pouco... uuffaaa... 2horas decorridas e o ritmo voltou a subir eu estava na cauda desse grupo e de vez em quando ficava um pouco para trás e depois tinha de fazer sprint's desnecessários, e então tive optar por outra estratégia se queria ter roda por mais uns tempos, passeio então para 2º do grupo para não ficar tão para trás no grupo e a coisa estava a dar resultado, pelo menos já não ficava tão para trás eheh.

Eram 11horas e 45m quando já começava a sentir a "falta de treino para mais de 3horas de prova" foi então que perdi por completo a roda do grupo, pronto, agora vai ter de ser o resto sosinho disse para mim. E assim foi as restantes voltas até fazer as 4Horas. Se no grupo já sentia dificuldades em manter me na roda, sozinho então era mais dificil mas nunca levantei o pedal e dei sempre o meu máximo. Com isto rodava na 9ª posição e com o passar das voltas até ao final cai para o 11º lugar.


Terminei bem! Cansado como é obvio pois não estava habituado a provas de longa duração, fiz uma boa hidratação ao longo das 4h, quando senti falta também me alimentei bem, e também consegui gerir rasoavelmente bem o esforço.

Fiquei ainda mais contente por ter "terminado" uma prova sem avarias e sem furos. E agradeço a Deus por me ter ouvido! Pois veio dar mais alguma auto-estima para as provas que se seguem e continuar a trabalhar forte!

Quanto á prestação :

Tempo Total : 4h 06m 10s
Voltas Percurridas : 12 Voltas (-2 que o vencedor)
Km's Percurridos : 97 km's
Velo. Méida : 23 kmhora

Classificação á Geral : 11º
Classificação por Escalões : 2º - Elites


E um belo EMPENO...!! :D


Fotos no sitiu do Costume -> Galeria
Cumprimentos.

Ricardo "RaCCeR" André - VBBikes Team / BTT Lagoa do Calvo

3ª Maratona de Almeirim - 19 de Setembro 2010

O Psicológico ainda não tinha digerido os azares decorridos em Mombeja e Avis mas mesmo assim apresentei me em Almeirim para um treinozinho longo. O principal objetivo era fazer mais de 4H, e então decidi ir aos 80 km's, Pois no fds a seguir iria ter uma Resistência de 4Horas.

O BTT Lagoa do Calvo apresentou se com muitos elementos, chegamos cedo e preparar a dita logística e um aquecimento.

Partida muito rápida em alcatrão, entrada nos trilhos novamente em estradão largo, sérias dificuldades em arranjar uma roda, ainda nos primeiros 15 km's houve um ameaço de furo mas ficou se por ali.

Vinha a divisão dos 40 e 80 km's e estava bem fisicamente para o empeno que estava para vir. Encontro o amigo Gonçalo aka Trufox que tb ia para os 80 km's (olha já tenho companhia para o empeno :D) dizia eu.. passados sensivelmente 2 km's após a divisão o FURO!

Enchi e voltamos a rolar novamente. Ia mos tendo uns dedos de conversa quando assim os trilhos permitiam, vinha uma subida com muito calhau solto e alguma areia e eu fui subindo ao meu ritmo, quando cheguei lá acima fui andando devagarinho para não quebrar á espera dele, o pneu voltou a vazar e então parei para encher e esperar por ele. Já tinha enchido o pneu á uns minutinhos e ele nunca mais aparecia, foi então que decidi voltar para trás ( que bem que fiz ) começo a ver que estava no caminho errado, dai ele não nunca mais ter aparecido.. lool Lá então entrei no trilho certo á procura do companheiro.


Seguia se umas boas descidas por um vale de eucaliptos, aproveitei a minha técnica nas descidas e ia passando alguns atletas, mais á frente vinha umas subidas pequenas quase insignificantes onde me levanto para puxar um pouco e pufff corrente partida!

E prontos a minha prestação ficou por aqui na Maratona de Almeirim. 27 km's e 1hora 30minutos :(

Depois liguei para a organização para me vir buscar mas ainda levaram umas 2horas, ainda deu para dormir uma bela cesta...

Enfim.. Os azares continuaram.. e acabei por não treinar nada..

Pode ser que para o ano volte a Almeirim pois o resto foi tudo impecável. ;)

Fotos na Galaria do BTT Lagoa do Calvo.

Cumprimentos

Ricardo "RaCCeR" André - BTT LAGOA DO CALVO

2ª Prova do 16º Circuito BTT Norte Alentejano - AVIS - 12 de Setembro 2010

Viva Amigos

Realizou se no dia 12 de Setembro mais uma prova do Circuito de BTT Norte Alentejano. Em AVIS.
Percurso novo para mim, mas que já sabia que ia ser durinho e bastante técnico.

Desloquei me mais a Equipa VBBikes Team monta mos a tenda e tal e fomos ver o circuito.

Uma subida longa e durinha logo de inicio, depois começava se a descer que dava ligação a um carrossel espectacular de técnica fabulástica e no fim ainda apanhava mos a ultima subida até ao castelo/meta com uns 600m que mais parecia uma peregrinação eheh muito dura mesmo.

A minha partida foi ás 11h tinha 4 voltas para dar, estava um calorsinho fixe mas suportável. Na chamada consegui lugar na linha da frente.

Deu se o apito e consegui entrar na 1º curva em 1º começava a descer a vila e ia em 3º com o Fábio Torres e o Kristian á minha frente.

Cheguei á 1ª subida e já rodava no 5º lugar, começou a descer e ia apanhando atletas mais lentos. Já na parte final apanho mais pessoal e começava a verdadeira romaria até ao topo do castelo.

Fiz sempre num ritmo controlado pois ainda faltavam 3 voltas.
Começou a descer para recuperar da tal dura subida e já me sentia melhor, comecei a por mais ritmo na primeira subida do circuito e já estava a passar mais atletas, penso que rodava em 12º de juniores. Ia sempre a ver os próximos, e na subida para o castelo começo a ouvir mais incentivos dos meus amigos para a dura subida enchi me de forças e consegui meter mais uma ou duas mudanças e era só passar neles que estava na subida.

Entrando para a 3ª volta ia em 10º fiz a volta sempre confortável sempre á procura do próximo, mas nunca vi. Entro para a ultima volta bem e ainda tinha mais umas reservas de energia e voltei a dar mais carga.



Mas a meio da volta tive um furo em que perdi 2 lugares até chegar a meta.

Enfim, o Resultado não deixa de ser positivo tendo alcançado o 12º lugar de Juniores pois também houve mais juniores e melhores como Rui Carvalho e Rodrigo Gomes marcaram presença em Avis e fizeram 3º e 1º e o Kristian ficando em 2º lugar.

Fotos na minha -> Galeria

Cumprimentos e Bons Treinos! ;)

Ricardo “RaCCeR” André – VBBikes Team

VI Trilhos de Momebeja - 5 de Setembro de 2010

Boas Pessoal

No dia 5 de Setembro desloquei me mais o Clube BTT LAGOA DO CALVO a Mombeja para mais uma edição dos Trilhos de Mombeja. Já é o 2º ano que lá vou.

O ano passado fiz um excelente 8º Lugar e a 6m do primeiro, que me deixou água na boca para este ano pois apresentei me em melhor física e esperava terminar nos 3 primeiros.

Chegamos cedo, levantar dorsais, lembranças preparar as bikes e fazer um aquecimento.

Hora da Partida, muitas caras conhecidas e sem mais nem menos às 9H deu se a partida simbólica pela vila, posiciono me logo na frente. Feita a volta á vila deu se a partida real logo numa subida de 300m onde logo meti o meu ritmo na frente.



Com o desenrolar dos km’s andei sempre em 3º até aos km 10 onde tive um furo. Um amigo lá me arranjou uma bomba, enchi e já tinham passado vários grupos de atletas, mas não desisti e voltei a pisar o acelerador para ir buscar a frente outra vez.


Já tinha passado muitos atletas quando ao km 25 a corrente fica presa entre o desviador e a roldana, foi um grande desatino para voltar a por aquilo a funcionar outra vez. Um amigo ajudou me “Fernando Durão” um grande Obrigado. Naquilo disse que agora tinha de andar mais devagar para não saltar outra vez, uii nesse dia a palavra devagar não entrava na minha cabeça e voltei a dar tudo para fazer ainda uma boa classificação sempre com atenção ás mudanças.

Já quase no final a faltar 4 km’s para a meta encontro o colega Hélder que estava parado no ponto de picagem com o pneu às costas, ele que ia em primeiro dos 45 km’s e levava uma vantagem de 10m para o 2º que numa curva lhe saltou da roda e estragou toda a vantagem construída.

Naquilo segui com ele até á meta pois já não havia nada a fazer se não terminar.
E assim foi mais uma participação neste evento e que já está na agenda de 2011.

Fotos na minha -> Galeria
Para a próxima corre melhor!

Cumprimentos e Bons Treinos! ;)

Ricardo “RaCCeR” André - BTT Lagoa do Calvo

16.º Circuito de BTT do Norte Alentejano - 1# Chança - 29 de Agosto 2010

Boas Pessoal

Estou de volta para actualizar mais umas provas em que participei, sempre que posso venho cá! ;)

No dia 29 deu se inicio a mais um Circuito de BTT do Norte Alentejano o 16º.

O Ano passado fui a 2 provas como júnior promoção mas por azares mecânicos nunca cheguei a concluir nenhuma.

Este ano apresento me como federado a conversa já é outra.

Já conhecendo a maior parte dos adversários, fui reconhecer o percurso só para me relembrar do ano passado, era exactamente a mesma coisa, rolante com uma ou outra subida e descidas porreiras!

Houve um atraso nas partidas da promoção devido ás inscrições de ultima hora o que veio atrasar também a partida dos federados que estava prevista para as 11H e só acabou por ser ás 12H acabou por afectar um pouco as preparações dos atletas, alimentação, aquecimento, etc.. que fazemos antes da dita hora de partida.

4 Voltas ao percurso era o que me esperava, 16 juniores á partida, consegui lugar na linha da frente. Os ataques começavam a surgir, colei me logo na roda e entrei nos trilhos em 5º mas não queria dizer nada, ainda estive no 4º por instantes na 1ª volta mas depois comecei a ficar para trás.

Na entrada da 2ª volta ia bem mas ainda estava a perder lugares ainda ficando dentro do top 10. Na 3ª volta tive de parar 2 vezes para apertar a roda pois as mudanças estavam sempre a saltar e perdendo algum tempo a mudar nas subidas. Depois disso comecei me a sentir melhor, já começando a puxar nas subidas entrei para a 4ª volta bem para tentar reduzir um pouco mais o tempo que já levava para os outros adversários. E assim foi.

No final acabei em 11º com mais 14m para o 1º Classificado kristian. Em 2º ficou o Ricardo Nunes e em 3º o Fábio Torres da VBBikes Team.

Para a próxima corre melhor!

Cumprimentos e Bons Treinos! ;)

Ricardo “RaCCeR” André – VBBikes Team

RAID Trilhos de Baco – Vidigueira – 22 de Agosto 2010

Viva Amigos

No passado domingo dirigi me á Vidigueira para a meia-maratona.

Cheguei cedinho mais o meu colega Hélder para fazer tudo nas calmas, fomos buscar os dorsais, lembranças muito nices as meias! Tirar as bikes e fazer um bom aquecimento para irmos ao controlo 0. Quando lá chegamos já estava muita gente á nossa frente e decidimos ficar por ali, para fazermos uma corrida de trás para a frente!

Partida em alcatrão que se estendeu por uns poucos km’s ideal para estender o pelotão, começamos a trabalhar os dois para ir buscar o grupo da frente. Ao entrar nos trilhos ficamos no 3º grupo, mas não estávamos contentes e queríamos chegar mais á frente, o Hélder foje para o 2º grupo e eu não consegui ir com ele, deixei me ficar no 3º grupo pois eram longos estradões onde me estava a desgastar muito. Começamos a subir a serra e os grupos já se iam partindo, aproveitei a minha vantagem nas subidas para começar a passar malta e assim foi, acabei por apanhar o 2º grupo que se partiu, o Hélder já ia nos 10 primeiros.


Cheguei ao 1º abastecimento e parei só para encher água e segui novamente. Apanhei a boleia de outro atleta que vinha de atrás, mas a partir dai era outro tipo de terreno com mais areia solta e que levantava muito pó muito mesmo! Para ver alguma coisa tinha de deixar a roda dele. E ia me de deixando ficando para ver se o pó assentava mais par ver alguma coisa. Depois mais é frente parece que me estava a apagar, passando muitos atletas por mim e eu sem dar responsta.. se calhar foi por ter quebrado o ritmo, tomei um gel que tinha no bolso e parece que animei e voltei a dar o máximo por aqueles estradões fora!! Entretanto vêem de trás dois amigos meus o Pedrão e o Manaites vinham num bom ritmo e então segui com eles e mais outro colega.


Parei no 2º abastecimento só para encher o bidon pois com o calor que estava tinha de me hidratar bem, segui novamente para os apanhar. Ainda apanha mos mais um subida de nome das poucas que houveram, já nos últimos km’s para a meta deixei fugir o grupo onde estava e sem dar qualquer resposta fui me deixando ir até á meta.


Terminei bem, com a sensação de objectivo cumprido que passava por fazer um arranque forte até aos 25 / 30 km’s e depois rolar até á meta.


Podia ter feito melhor é verdade mas como este tipo de provas não tenho qualquer objectivo classificativo por este ano embora dando sempre o meu melhor, acaba por ser um treino para o Cross! ;)


As Classificações dos Representantes do BTT Lagoa do Calvo


11º - Hélder Silva – 1h46m18s
38º - Ricardo “RaCCeR” André – 1h55m3s


Num total de 426 atletas inscritos para os 45 km’s


A próxima será a 1ª Prova do 16º Circuito Norte Alentejano em Alter do Chão


Cumprimentos e Boas Pedaladas!


Ricardo “RaCCeR” André

Regresso de Férias para restante Época

Boas Pessoal
Já há um tempinho que não actualizava o meu Blog, por isso reactivo o espaço com novidades sobre o “Meu 1º Campeonato Nacional e a 3ª Prova do Inter-Regional em Vialonga”.

Desde ai encostei á bike e aproveitar para descansar e apreciar realmente o calor de numa boa praia.

Já de volta aos treinos de preparação para a outra metade da época, onde tinha como objectivo ficar nos 5 primeiros do Norte Alentejano mas derivado ao grande número de eventos durante o restante ano não poderei participar na última prova dia 17 de Outubro visto que o patrocinador quer que a equipa esteja num evento na Região mais propriamente na “V Maratona Tasca do Xico.” Entre estas vou estar presente nos “Trilhos de Baco (Vidigueira), Trilhos de Mombeja, 4H BTT Resistência de Pegões Velhos, Final da Taça Regional de Setúbal em Palmela entre outras!”

Cumprimentos e Boas Pedaladas.

Ricardo “RaCCeR” André

3ª Prova do Inter-Regional – VIALONGA – 25 de Julho de 2010

Depois do Nacional onde já não tinha mais provas em vista até no fim de Agosto, ainda tive dia 25 de Julho no Inter-Regional em Vialonga que á partida eramos 3 juniores ou seja o podium estava garantido. Pessoalmente não gosto quando isto acontece, mas lá se deu uma partida á Geral pois o número de participantes neste Inter-Regional foi muito reduzido. Tentei atacar logo a frente dos juniores mas o Kristian impunha um ritmo mais forte do que eu, fui no meu ritmo enquanto apanhei a roda o colega de Treinos Ruben Guerreiro fui na roda dele para tentar chegar mais á frente. Mas parece que estava em dia não. Num Drop dei uma queda algo violenta batendo com o peito no não e a bike vem cai nas minhas costas, depois como se não bastasse ainda me passa outro atleta por cima. Fiquei uns minutos a recuperar deixando totalmente a corrida de fora. Passados uns minutos voltei então a pegar na bike mas as costas doíam muito e acabei por não querer arriscar mais.

Terminei assim em 3º lugar com o Eduardo em 2º e o Kristian em 1º



CAMPEONATO NACIONAL – SEIA – 17 e 18 de Julho 2010

1º Campeonato Nacional em que participei. Acima de tudo queria aproveitar para conhecer e descobrir o que realmente se tratava e adquirir experiencia. O circuito era engraçado, físico e com uns drop’s engraçados com a extensão de 5,6 km’s. 4 voltas para os Juniores. A chamada para a partida foi ás 14:45m e era feita sobre o ranking da Taça de Portugal e valeu 1 ponto que consegui em Rio de Mouro para não ser chamado em último.

Sentia me bem e confiante numa boa prova, mas o calor era muito forte e tivemos cerca de 45m numa espécie de “currais” para a dita partida. Já tinha os pés a escaldar do calor elevado.
Deu se o verdadeiro apito numa inclinada e longa subida para entrar em terra. Quando entrei em terra ia numa boa posição, mas querendo mais fui procurando passar os mais possíveis atletas. Fiz uma 1ª volta muito boa tendo como principal objectivo passar o maior número de atletas. Na 2ª volta parece que as pernas se estavam a deixar ir abaixo mas tentei manter me pelas posições em que estava. Entrei para a 3ª e que acabou do por ser a última pois o calor era muito e como não me hidratei bem acabei por pagar caro.


 Terminei em 21º lugar num total de 35 Juniores o que é para mim um resultado bastante positivo neste 1º ano como federado.
Ricardo “RaCCeR” André – VBBikes Team

1ª Prova - Taça Regional de Setúbal - Manteigadas - 04 Julho 2010

Boas Pessoal

Começou a Taça Regional de Setúbal onde a 1ª Prova teve lugar em Manteigadas no dia 04 de Julho.

Fui no dia antes ver o circuito de 5 km e pouco, era rápido, técnico e com uns bons topos tb. Dei 4 voltas para me habituar melhor, mas na ultima volta o pneu de traz teve um rasgão quase lado a lado e depois fui logo para casa.

Já no dia da prova estávamos no aquecimento onde se via muita malta conhecida.
Éramos 6 juniores para a partida onde partíamos com os VET-A tb. por isso fiquei na 2ª linha.
O Comissário Apita o pé encaixou logo para um sprint até ao 1º single-track á esquerda. Entrei bem ia em 4º mas passado mais uns metros tive outro rasgão no pneu..!! Que azar! depois como não podia voltar para traz tive de fazer o circuito todo a pé.. Uma correria enorme para chegar á meta igual a um super desgaste, cheguei já tinha uma roda para trocar mas era de v-brakes o boss disse me que só tinha de travar com o da frente..

estradão
da meta e vinha a primeira curva um espalho enorme em gravilha.... (só para testar que não tinha mesmo travão de traz haha ) Mais á frente vinha as descidas entre pinheiros novamente outro espalho mas desta vez mais violento batendo frontalmente com o peito no chão até me faltou o ar... Depois lá me consegui montar outra vez na jinga e continuar.. Vi logo que isto iria ser assim até ao final das 4 voltas que ainda faltavam.. Por isso tinha de dar ao canelo em tudo o que era subidas e rectas para acamar a desvantagem nas descidas que eram feitas quase todas a baixa velocidade perdendo muito tempo.. Continuei sempre a dar o meu máximo para evitar ser dobrado e já começava a ir buscar atletas mais atrasados..

Na 4ª volta a chegar á meta vejo que não vinha o 1º júnior a minha surpresa de ainda ir dar a ultima volta.. Fiquei muito mais descansado ao saber que não tinha sido dobrado mesmo com estes azares todos pelo caminho....


Fiz uma recuperação brutal desde os últimos lugares da geral estando em 6º júnior ficando em 3º lugar terminando na volta do Vencedor Kristian Shokouhi.

Chegada ultramente sofrida..

 
As sensações em prova foram excelentes. Se não era impossível fazer uma corrida de trás para a frente como esta.
No Podium os lugares foram os seguintes :

1º Lugar - Kristian Shokouhi - Centro Ciclista Azeitonense
2º Lugar - Fábio Torres - VBBikes Team
3º Lugar - Ricardo André - VBBikes Team
4º Lugar - Nuno Gálvão - BTT AJAL/Chocalhos Pardalinho/P Morita
5º Lugar - Eduardo Carvalho - Grupo Desportivo da Volta da Pedra


Agora é continuar a trabalhar forte! ;)
 
Próxima : Campeonato Nacional de XCO - 17 e 18 de Julho - SEIA
 
Abraços e Bons Treinos!
 
Ricardo "RaCCeR" André - VBBikes Team

5# Taça de Portugal de XCO - Tábua - 19 e 20 Junho

Boas Pessoal

Decorreu a ultima prova da Taça de Portugal no fim de semana 19 e 20 em Tábua.

Desloquei me com a equipa VBBikes Team. Era esperado um circuito muito rolante, subidas longas, descidas longas cheias de areia muito perigosas e nada técnicas, um drop ou outro. Não gostei muito. Tinha 6.5 km's e eu dava 4 voltas.

Já na prova do Castelo VET - A que esperava uma boa e ultima prova da taça de xco, arrancou bem fez uma volta ainda nos 20 primeiros mas o azar voltou a bater á porta, teve uma queda um pouco grave mas nada partido e abandonou. (moço vai á bruxa)

Depois eu e o Fábio T. fomos almoçar para a a nossa prova ás 14H. Depois fui fazer um aquecimento para estar bem preparado.

Já na partida fui chamado para a 2ª linha pois já valeu o pontinho conquistado em Rio de Mouro! Fazia se sentir aquela ansiedade pequena, comissário apita e o só consegui encaixar á 2ª perdi alguns lugares logo ali para o sprint em pedra de gravilha.


Na primeira volta andei sempre na roda do Eduardo da Volta da Pedra, na segunda volta ele conseguia fugir e distância se um pouco de mim, quando passei na meta ia a 30s dele. Na 3ª volta já estava a recuperar do folgo inicial gasto e comecei a apanhar outros atletas, mas a penúltima subida era muito dura e perdia muito tempo a fazê la (por momentos chorei nesta subida de tanto suor nos olhos e tão dureza eheh), quando entrava para a 4ª volta já levava uns 2 m para o Eduardo mas nunca desisti e fui sempre dando o melhor, numa parte rápida vejo o Eduardo caído no chão muito mal e queixando se da perna, parei! pois já estava na ultima volta e não era dobrado e dei lhe a primeira assistência, depois fui andando e parei na zona de abastecimento para dizer que estava um colega caído um bocado atrás que estava mal e foram logo lá.


Depois ainda falta a penúltima subida já estava um bocado cansado foi feita mesmo quase parado eheh.


Terminei assim as 4 voltas em 1h49m28s
Acima de tudo foi bom não ser dobrado pela primeira vez, mas não me senti assim muito bem se calhar derivado ao circuito e ao calor tb. Mas cada dia temos que trabalhar para melhorar.

Agora que acabou a Taça de Portugal, vai começar o Regional em Setúbal em que o ano passado fiz em promoção, a 1ª Prova é já dia 4 de Julho em Manteigadas circuito onde tive a minha 1ª prestação em provas de cross que fiquei fã até aos dias de hoje.

Abraço e Bons Treinos

Ricardo "RaCCeR" André - VBBikes Team

3ª Resistência da Arrábida – 13 de Junho 2010

Boas Pessoal

No dia 13 desloquei me a Azeitão para a 3ª Resistência da Arrábida organizada pelo Núcleo BTT Vila Fresca. Foi a primeira vez que participei num evento destes havia 2 H e 4H eu fui para as 2h. Fui no dia antes ver o percurso de 8 km’s em plena serra! Pareceu me rápido mas com 1 subida bem grande, e uns drop’s para a malta curtir!

Houve um pequeno briefing antes e logo se deu a partida ás 9H, muitas caras conhecidas e muita concorrência claro!
Á partida o meu objectivo era tentar terminar na volta do vencedor, demos uma pequena volta á vila e de seguida entramos no percurso que era logo numa subida para partir o pelotão não me consegui posicionar bem na partida fiquei muito para trás, mas lá fui dando o melhor.

Na primeira volta eram muitos os ataques para chegar mais á frente possível, já na segunda volta ainda um pouco cansado do folgo inicial bati contra com poste no fim de uma descida devido a não ter travado quando devia antes, não me machuquei e continue, mas mais á frente quando ia para meter o prato do meio vejo que o manipulo das mudanças da frente não recuperava, tinha de fazer muita força para meter mudanças e tirar tb o que iria prejudicar um bocado, perdi a roda da Amiga Sandra Araújo (Campeã Nacional de Elites) até ao final dessa volta, na 3ª volta já me sentia melhor e comecei a meter o meu ritmo e amigo (José Cantante) colou se á minha roda e começamos a rolar juntos. Ao entrar para a 4ª volta parei na meta para arranjar a roda pois o disco estava a roçar nas pastilhas, fiz um sprint para apanhar novamente o José na mais dura subida do circuito onde me começaram a passar os primeiros atletas das 2H 1º Tiago Santos e Pedro Melitão em 2º. Nós seguia mos no nosso ritmo eu já estava a pagar pela má gestão de hidratação que fiz ao longo das horas, mas nunca me deixei ir abaixo, entravamos assim na 5ª volta que seria a minha ultima pois já passei na meta perto das 11h. Esta volta já foi feita com algum sacrifício pois já não tinha muito mais para dar, foi deixar rolar chegar até á meta.

Chegada á meta com 5 voltas em 2h13m27s, 40 km’s com uma média de 18 kmhora.

Tempos nas voltas :

1ª Volta -> 20m 14s
2ª Volta -> 26m 30s
3ª Volta -> 27m 41s
4ª Volta -> 25m 59s
5 Volta -> 33m 03s

Fiquei em 25º á geral e em 6º menos de 20 anos.

Acima de tudo foi um bom lugar numa prova diferente, agora é trabalhar mais.

Classificações das 2H AQUI

Classificações por escalões AQUI

Destaco tambem a prestação do Hélder Silva do BTT Lagoa do Calvo que ficou em 19º lugar tendo ficado em 1º do seu escalão.

Parabéns a Todos!

MINHAS FOTOS

Abraços e Bons Treinos!

Ricardo “RaCCeR” André

VBBikes Team / BTT Lagoa do Calvo

Taça de Portugal XCO 4# - Rio de Mouro – 5/6 Junho 2010-06-09

Boas Pessoal, no fds 5/6 disputou se mais uma etapa da Taça de Portugal a 4ª que teve lugar em Rio de Mouro – Sintra.
Fui no dia antes ver o percurso e confirmar as inscrições mais J. Castelo e o Fábio Torres, era esperado um circuito de mesmo PURO XCO boas subidas e descidas super técnicas. Fiz o percurso sempre montado e era realmente espectacular. Já na ultima descidas faltava o drop tão falado, á 1ª não consegui fazer mas voltei atrás para tentar outra vez e assim foi.. Sensação de arrepiar mesmo lol. Ainda fiz mais umas 2 ou 3 vezes para me habituar melhor.

Já no domingo chegamos cedo pois o Castelo corria ás 10H, ele estava confiante num bom resultado, arrancou bem mas o azar bateu lhe á porta e partiu a corrente, e teve de desistir. Para a próxima corre melhor! ;)

O tempo ia passando e já era quase 14H quando fui aquecer com o Fábio, estávamos bem e ainda fomos aquecer mais um bocado nuns trilhos do percurso para ficarmos bem preparado. Hora da chamada dos 29 juniores e como ainda não tenho pontos fui em ultimo. Mas como me sentia bem e apontava uma boa prestação só ficando bem posicionada na frente é que se consegue alguma coisa, consegui um espaço que me deu acesso a linha da frente de partida. Tinha á minha espera 6 voltas ao percurso que rondava os 30 km’s no total.

O apito ouvisse o pé encaixou logo e foi logo a sprintar para ganhar posição. Mais á frente apanhei a roda do amigo Eduardo da Volta da Pedra e comecei a rolar com ele. Ainda na 1ª volta ele consegui fugir e eu não consegui ir com ele devido ainda estar a recuperar do folgo inicial. Deixei me ir no meu ritmo pois sabia que ainda havia muitas voltas para fazer.


Mais á frente a entrar para a 3ª volta já recuperado do folgo inicial e comecei a imprimir mais ritmo, as sensações estavam a ser boas e já começava a puxar nas subidas onde estava apostar mais. Já estava a ver o Eduardo ao longe e não levantei o pé do acelerador! Na entrada da 4ª volta já estava mais perto dele manti sempre o ritmo até mais ao menos a meio do percurso quando o 1º júnior Paulo Cepa me passou e afectou me um bocado o psicológico parece que me tinham jogado ao chão. Eheh
Depois foi curtir o resto do percurso e terminar mesmo colado ao Eduardo.



Terminei em 20º lugar com 4 voltas + ou – 20 km’s.
Fiquei super contente por ter entrado no top 20 dos juniores pois já valei um pontinho. As sensações em prova foram óptimas e cada dia melhores. Para a próxima espero já não ser dobrado, vou treinar afincadamente por isso.

Quanto ao meu colega de equipa Fábio Torres obteve um belíssimo 7º lugar. O rescaldo dele AQUI.

Próxima prova vai ser já na Quinta-feira dia 10 no XCO dos Tigres do Pedal. Onde vou encontrar os juniores do Troféu XC de Coruche que fiz no inicio da época.

MINHAS FOTOS by :
FotoBikers.net
Bruno Costa

Abraços e Bons Treinos!

Ricardo André - VBBikes Team

5ª Maratona do Barreiro – 23 de Maio 2010

Bons Dias Pessoal

Ontem desloquei me ao Barreiro com a minha equipa VBBikes Team para a 5ª Maratona Cidade do Barreiro. Chegamos cedo o colega Fábio Abreu já tinha levantado os dorsais todos da equipa no dia antes para não estarmos muito tempo na fila para os levantar. Havia controlo zero para a partida, eu não me importei de ficar lá nos primeiros pois ia para lá sem aquecimento e não queria por isso fui aquecer bem mais o amigo Pedro Correia e o Mira. Depois como já estava perto da hora fui então fazer o controlo zero onde encontrei o amigo Runa e mais uns amigos. Quando vi onde estava o arco da meta disse para mim tanta gente á minha frente !! Fui tentando entrar lá por o meio do pessoal para ficar um pouco mais á frente. Talvez tenha ficado a meio do pelotão á partida.

Sem mais demoras ás 9H deu se a partida na Mata da Machada fui para os 45 km’s com 700 metros de acumulado de subidas. Na partida com muita areia que dificultava assim a minha fuga, mais a frente já se rolava melhor e foi começar a passar neles eheh.

Já estávamos quase a chegar á serra pelos estadões e o amigo Pedro juntou se ao nosso grupo composto por 15 atletas que rolávamos forte, nesse grupo estava o amigo Marco Chagas! Que também ia para os 45 km’s chegou se á divisão e dos 15 atletas que faziam o grupo só 5 viraram para os 80 km’s os outros 10 incluindo eu, Pedro e Marco Chagas viramos para os 45 km’s claro.

E estávamos muito perto da Capela das Necessidades e já tinha uma estratégia em mente antes da Partida que era chegar á frente ás Necessidades para depois fazer os sobe e desce bem colocado para entrar no single track (fio dental) na frente para ganhar vantagem. E foi assim mesmo na 1ª subida da meia maratona para a Capela das Necessidades ainda em alcatrão o Marco Chagas faz um ataque para se colocar na frente e eu colo me logo na roda dele para não o deixar fugir assim que acaba o alcatrão ainda tinha mos mais 500m de subida mas em terra batida mais propriamente gravilha ai eu ataquei mais forte ainda que o Marco Chagas e cheguei ao topo só com 2 atletas na roda depois vinha um pequeno estradão para a descansar da dura subida mas eu ainda prossegui com o meu ataque para ganhar mais vantagem fiz o sobe e desce já só com 1 atleta comigo e outro um pouco mais atrás e vinha o cai de costas a descida que dava ligação ao fio dental entrei forte no cai de costas e cheguei á frente no single. Depois foi só desbravar pelo single abaixo para ganhar mais vantagem.




Acabei o Single e vinha um estradão e olhava para traz para ver se via alguém e vi que o que fiz foi bem dei um grande avanço aos atletas que me perseguiam pois tinha de ganhar alguma vantagem onde tinha mais possibilidades para os atletas que me perseguiam muito mais fortes que eu nos estradões para o regresso até ao Barreiro. Ainda nos trilhos da Serra Mãe seguia se uma subida de alcatrão mais soft não apertei muito deixei me ir ao meu ritmo para descansar um pouco um outro atleta colou se a mim dizendo que nunca mais me tinha visto até ao single eheh. E deixei me ir com ele até S. Paulo se não me engano para depois descer a Escudeira, mais á frente era o abastecimento na loja VBBikes eheh estava em casa, já o Vitor tinha um bidon á minha espera foi trocar beber um copo de água e aproveitar que o atleta que vinha comigo ter parado também e arranquei forte outra vez para ganhar vantagem sobre esse mesmo atleta até á subida mais íngreme da meia maratona (subida das vacas) entrei na subida olhei para traz e já trazia uma boa distância sobre ele,

fiz a um subida sempre no meu ritmo até á parte das pedras que era impossível subir até chegar aos moinhos, acabei a subida sozinho (ver foto 3) e reparei que o meu pneu de traz estava um pouco vazio. Fui descendo os moinhos um pouco mais de mais cautela para não ter nenhuma surpresa desagradável pois até ali estava tudo a correr bem e como planeado!


Acabei a descida dos moinhos e na passagem da estrada nacional o amigo Pedro apanhou e vinha mesmo a calhar uma rodinha eheh e foi assim começamos os dois a rolar forte para chegar ao Barreiro mais depressa. A nós juntou se o grupinho que eu parti na entrada das necessidades haha :D íamos a rolar a grandes velocidades eu e o Pedro sempre a puxar. E mais ou menos a faltar uns 8 km’s para a meta surge um ataque vindo de traz que rapidamente o conseguimos anular, mas parece que ele não se ficava por ali e voltou a fazer outro ataque e já me estava a partir todo eheh fiquei um pouco mais para traz á frente o Marco Chagas e continuávamos a rolar forte outra vez. Depois quando menos se esperava vem o Marco Chagas fazer um ataque onde passou todo o grupo e já não tive pernas para ir com eles. Segui então sozinho e estava a fechar o top 3 dos menos de 20 anos nos 45 km’s quando um grupo de atletas onde seguia o Ricardo Laia ele também com menos de 20 anos que esperava entrar no podium me apanhou, segui com esse grupo mas já bem desgastado, faltavam apenas 3 km’s para o final e vejo o Ricardo Laia a fazer um ataque pois ele é bem conhecedor do terreno e sabia o que vinha para a frente e quando vejo estávamos a entrar num single track já na mata da machada e eu em ultimo desse grupo disse para mim já me lixei!! E deixei me ir por ali pois já não havia nada a fazer na classificação. Acabei assim o single e era logo a meta.

Perdi o 3º lugar dos menos de 20 anos mas sei que lutei para o não perder.

Terminei os 45 km’s em 1h 54m a menos de 14m para o 1º Classficado Rodrigo Gomes a 10s do colega de equipa Fábio Torres em 2º, ambos menos de 20 anos.

Perdi o 3º lugar dos menos de 20 anos mas sei que lutei para não o perder!

Quando terminei fui dar os parabéns ao Ricardo pois mereceu o 3º lugar no podium.

A minha próxima prova é a 4ª da Taça de Portugal em Rio de Mouro dia 5 e 6 de Junho!

Até lá Bons Treinos!

Ricardo “RaCCeR” André

3# Taça de Portugal de XCO – Moreira de Cónegos – 15 e 16 Maio

Boas Amigos

Participei na minha primeira prova da Taça de Portugal de XCO como federado em Moreira de Cónegos. Fui com a minha Equipa VBBikes TEAM Eu, o Fábio Torres e o Castelo. Partimos no sábado depois de almoço para umas horinhas de viagem, arrumar as bikes, malas e fazer se á estrada. E quando demos por nós já lá estávamos, mas já estavam em reunião de directores de equipa, tivemos de esperar que acabasse para depois sim levantar mos os dorsais e sim fazer o reconhecimento da pista.

Começamos a ver o circuito a partida era numa recta em alcatrão que começava logo a subir para a esquerda até entrar numa calçada e depois sim nos singles track’s do circuito. Primeiro single e começava logo a subir bem com alguns degraus para subir e continuávamos sempre a subir mais depois vinha uma ligeira descida e começava logo a subir outra vez agora mais técnico com mais pedras e raízes subimos tudo até lá acima vinha a parte das descidas com montes de rochas e drop’s para saltar muito fixe foi sempre assim até á ultima descida para a recta da meta muitos regos abertos que dificultavam a trajectória. 6 km’s por volta. Depois decidimos fazer mais uma volta para nos habituarmos melhor ao circuito. Chegamos e arrumar outra vez as bikes e siga para o hotel tomar uma banho e jantar.

Já no dia da prova o Castelo partia ás 10h nos VET A eu e o Fábio fomos dar abastecimento a ele. Terminou muito bem foi a melhor prova dele ao ficar em 15º que lhe valeu uns bons pontos no seu ranking!

Era chegada a hora da minha partida fui fazer um aquecimento e não tive problemas em demorar mais um bocado pois queria era aquecer bem para depois arrancar melhor. Fiz o aquecimento e fui ter com o Fábio pois ele sabia de umas dicas para aquecer melhor e fomos aquecer mais um bocado para a pista.

Seguia-se então a chamada para a partida, eu como ainda não tinha pontos nenhuns fui chamado em ultimo. Deu se assim a partida dos Elites depois Sub-23 e sim depois o Juniores.

Mais de 30 atletas 5 voltas para dar (30km’s) o meu objectivo era não ser dobrado pois aqui o andamento é muito superior. O comissário deu a partida, o pé encaixou logo e foi logo um sprint para subir mais umas posições no pelotão na entrada dos singles. Estava mais ou menos a metade quando começamos apanhar atletas mais atrasados teve que ser tudo á mão até lá acima. Consegui ganhar ali uns lugares mas era difícil mantê-los pois era só ataques vindos de traz e continuávamos sempre a subir e já estava quase nos últimos 6 atletas a fechar. Vinham todos na minha roda e eu sempre a puxar até acabar as subidas e começar nas descidas e depois claro alguns deles passaram me. Fui na roda para descansar um pouco pois já ia com o coração a querer saltar eheh. Vinha as descidas e sempre a descer controlado mas perdendo muito tempo para os outros. A parte das descidas já estavam agora era rolar para mais uma volta sempre sozinho, onde os primeiros elites já me estavam a passar. Aproveitei a roda do Tiago Ferreira para andar um pouco mais depressa e assim foi durante as subidas porque nas descidas ele foi se embora. Já vinha o David e Marinheiro a passar tb. Já na terceira volta a meio das subidas passou o 1º júnior sinal que fui dobrado e tinha de encostar quando chegasse á meta, nem consegui ir com ele, depois dele tb vinha mais juniores depois foi acabar de subir o resto e começar a curtir as ultimas descidas. Foi onde me passou tb o colega Fábio que ia muito bem classificado. Chegada a meta e tive de sair.


Das 5 voltas acabei a 3ª o que já não é mau. Não fiquei triste nem chateado muito pelo contrário pois foi a minha primeira prova da Taça onde tive em contacto com os melhores juniores de Portugal. O colega Fábio terminou a prova em 8º lugar (3º de primeiro ano)

O rescaldo do colega Fábio Torres podem acompanhar AQUI

Agora é treinar mais para na próxima prova da Taça a disputar dia 5 e 6 em Rio de Mouro não ser dobrado.

Agora a minha próxima prova é a 5ª Maratona do Barreiro.

Cumprimentos e Bons Treinos!

Ricardo “RaCCeR” André